FISIOTERAPIA ORTOPEDICA

288 palavras 2 páginas
No artigo: “A eficácia da fisioterapia na reabilitação imediata de pacientes pós-operatório de fratura diafisária do fêmur utilizando haste intramedular: revisão bibliográfica” Demonstra que a fratura diafisária de fêmur é o tipo de fratura que mais acomete os pacientes.
É um perfil de tratamento cirúrgico imediato, tendo como os métodos mais utilizados a: Redução aberta e fixação interna com placas e parafusos; Haste intramedular bloqueada ou não, juntamente com a fixação externa. Alguns fatores podem intervir no tratamento, como: complicações básicas de qualquer fratura: Infecção, perda da redução, pseudo-artrose. Conforme mostra o estudo: O período de recuperação pós-cirurgia ortopédica demanda um período de imobilização para recuperação e consolidação do tecido ósseo, sendo que esse imobilismo, se não receber o tratamento e os cuidados devidos podem acarretar sequelas e limitações físicas e até psicológicas ao paciente (SANTOS, 2007).
O seguinte trabalho visa evidenciar através de uma revisão bibliográfica a importância da mediação do fisioterapeuta no tratamento pós operatório de pacientes submetidos a cirurgia de fratura de diáfise de fêmur utilizando como método de fixação a haste intramedular. Procurando possibilitar ao paciente, a redução das complicações no período pós-operatório, estimulando a movimentação do membro lesado, visando sempre à estimulação da consolidação da fratura para que ele possa deambular o mais breve possível e com o mínimo de comprometimento. São inúmeros os meios e os recursos utilizados na reabilitação da fratura diafisária do fêmur que podem ser implantados conforme o protocolo fisioterapêutico, visando principalmente o alívio da dor, redução de edema, manter ou restaurar a amplitude de movimento das articulações, força e resistência muscular, flexibilidade e mobilidade, propriocepção, preservar a velocidade de consolidação da fratura pela atividade e retornar o paciente à função o mais precocemente possível.

Relacionados