Fisioterapia ortopédica na pediatria

Páginas: 6 (1255 palavras) Publicado: 18 de maio de 2012
Ortopedia na Pediatria

O Fisioterapeuta desempenha um papel muito importante no tratamento das doenças do foro ortopédico em Pediatria. Quer sejam doenças congénitas (patologia do pé, luxação da anca, torcicolo , etc), quer sejam patologias adquiridas (lesão plexo braquial, Doença de Legg-Calvé-Perthes, dismetrias dos membros, fracturas, alterações posturais, escolioses, etc).
Crianças compatologias ortopédicas não devem ser tratados como pequenos adultos. A abordagem fisioterapêutica nesses casos deve ser bem fundamentada e baseada nas características inerentes ao desenvolvimento físico e motor. Como as crianças estão em fase de crescimento e desenvolvimento, deve-se levar em conta a existência das epífises de crescimento abertas, que podem ser lesadas se um manuseio exagerado forrealizado.
As sessões de Fisioterapia abordam todas as necessidades de cada criança, de acordo com a lesão apresentada. Essas lesões podem ser advindas de mal-formações congênitas, alterações no crescimento e / ou desenvolvimento, surgimento de tumores ósseos ou traumas. Em todos os casos, uma avaliação detalhada permitirá uma abordagem individualizada.
Mal Formação Congênita
Pé tortoequino-varo.
É considerada a anomalia congênita mais frequente dos pés (Sharrard, 1971); sua incidência é da ordem de 1 a 2 casos por 1.000 recém-nascidos vivos. O pé apresenta-se em flexão plantar ao nível do tornozelo, com inversão e adução na articulação talocalcânea e nas articulações do metatarso. A deformidade pode ser fixa nos casos graves, apresentando o pé imobilidade quase total. Nos casos maisbenignos, o pé dispõe de relativa mobilidade, mas a criança encontra dificuldades em relação à aversão e à flexão dorsal ativas.
Trata-se de uma deformidade que pode ser observada em recém-nascido perfeitamente normal sob todos os demais aspectos, mas pode também ser encontrada em combinação com outras malformações congênitas como, por exemplo, com a luxação do quadril, e entre outras. Em geral, asua etiologia é desconhecida, mas os fatores geralmente incriminados prendem-se ao desenvolvimente, ao ambiente e/ou a causas genéticas. No pé torto equino-varo devido a um vício de posição, o tamanho e a forma do pé são relativamente normais, mas ele é mantido em posição de varismo e equinismo.
A maior parte dos casos de PEV portural é acessível à correção com tratamento conservador, sem deixarcomplicações. É opinião geralmente aceita que o PEV estrutural benigno pode ser corrigido com mobilização e aplicação de ataduras de esparadrapo; que a deformidade estrutural de média gravidade exige mobilização e engessamento, enquanto a deformidade grave exige correção cirúrgica; em geral esta é adiada até a criança atingir 4 ou 5 meses de idade (Crumming e Lovell, 1988).
A mobilização seráfeita pelo fisioterapeuta várias vezes por dia, enquanto o recém nascido e sua mãe ainda se encontram na maternidade; a mãe deve aprender a aplicar a técnica, sob a orientação do fisioterapeuta.

Pé torto calcâneo-varo
Consiste em flexão dorsal na articulação do tornozelo em aversão ao nível da articulação subtalar; o pé não pode ser colocado passivamente em inversão completa ou em flexãoplantar. Os tecidos moles da face anterior do tornozelo apresentem contratura. Não se conhece a etiologia, mas Jolly (1968) observou que esta deformidade é encontrada em fetos pós-maturos.
No lactente, o tratamento é conservador e consiste na aplicação seriada de aparelhos de gesso, com o objetivo de restabelecer a posição plantígrada. O tratamento cirúrgico pode estar indicado quando a criança não foitratada durante a primeira infância.
Luxação congênita do quadril
É consecutiva ao desenvolvimento anormal de um ou mais elementos que formam a articulação do quadril: cabeça do fêmur, acetábulo ou tecidos moles, com inclusão da cápsula, que cercam a articulação. Por outro lado, a luxação pode ser devida também ao excesso de mobilidade nas articulações (Rose, 1986). O tratamento do quadril...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisioterapia Ortopedica
  • Fisioterapia ortopédica
  • Fisioterapia ortopédica
  • Fisioterapia ortopédica
  • Fisioterapia ortopedica
  • FISIOTERAPIA ORTOPEDICA
  • fisioterapia em pediatria
  • Termoterapia Aplicada na Fisioterapia Ortopédica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!