Fisioterapia na Paralisia Facial Periférica

Páginas: 2 (431 palavras) Publicado: 5 de outubro de 2013
Como ocorre: Decorre da interrupção do influxo nervoso de qualquer um dos segmentos do nervo facial. Seu acometimento resulta em paralisia completa ou parcial da mímica facial e pode estar associadaa: distúrbios da gustação, salivação e lacrimejamento, hiperacusia e hipoestesia no canal auditivo externo.
Estética: A relevância da estética no meio social também deve ser considerada e, aquele queapresenta uma alteração importante deste aspecto, poderá ter prejudicado o seu convívio social.
Tratamento: O grau de recuperação da função do nervo facial depende da idade do paciente, do tipo delesão, da etiologia, nutrição do nervo, comprometimento neuromuscular e terapêutica instituída. A recuperação da lesão do nervo facial pode acorrer em algumas semanas, até quatro anos. O tratamento daparalisia facial periférica requer abordagem médica, fisioterapêutica e fonoaudiológica.
Fisioterapia: A fisioterapia é indispensável com o objetivo principal de restabelecer o trofismo, a força ea função muscular, resultando num reestabelecimento de toda a mímica facial, consequentemente atuando na autoestima do paciente. Primeiramente o fisioterapeuta irá avaliar como os movimentos faciaisforam afetados pela paralisia facial, a fim de desenvolver um programa de reabilitação individual. Muitos são os recursos que podem ser utilizados, como a cinesioterapia, a massagem e aeletrotermoterapia. Exercícios de alongamento para recuperar a elevação da sobrancelha e os movimentos dos cantos da boca são essenciais para o tratamento, assim como um programa que inclua movimentos passivos eativos para melhorar a função muscular.
Os Exercícios descritos a seguir são de cinesioterapia, realizadas de forma ativa e com auxilio de feedback visual, utilizando um espelho. Assim, o paciente temmelhor conscientização visual e correção dos erros.

1) Unir as Sobrancelhas
O objetivo deste exercício é reforçar o músculo supraciliar. O comando dado ao paciente é que ele, olhando para o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisioterapia na paralisia facial
  • ABORDAGEM FISIOTERAPÊUTICA NA PARALISIA FACIAL PERIFÉRICA ESTUDO DE CASO
  • Paralisia facial
  • Paralisia facial
  • Paralisia Facial
  • Paralisia Facial
  • Paralisia Facial
  • Paralisia facial

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!