Fisioterapia Na Gestaçõa

1775 palavras 8 páginas
Fisioterapia na Gestação e no pós-parto: um novo cuidado na atenção básica
Durante o período da gestação e do puerpério ocorrem mudanças físicas e psicológicas que vem acompanhadas de desconfortos e limitações. O corpo sofre o impacto levando, dentre outras alterações, à curvatura nos ossos, principalmente na região lombar e no quadril, provocando dessa forma uma desarmonia das cadeias musculares. Por isso, apesar de pouco divulgada, a fisioterapia na gravidez e no pós parto exerce um papel importante sempre visando a promoção da saúde e do bem-estar da mulher.

Qual foi a experiência desenvolvida? Sobre o que foi?:
A experiência desenvolvida foi realizar educação em saúde com gestantes e puérperas abordando a atuação da fisioterapia desde o início da gestação até o pós parto. Esta foi realizada de dois modos: através de um curso para gestantes e de visitas domiciliares às puérperas. Estas atividades educativas aconteceram com o público da Unidade de Saúde da Família Dona Jovem localizada no município de Aracaju-SE. A ideia de organizar um curso para gestantes surgiu da equipe de residentes em saúde coletiva da Universidade Tiradentes, a qual é composta por uma psicóloga, uma enfermeira, uma dentista e uma fisioterapeuta. Já a ideia de trabalhar a fisioterapia no pós- parto nas visitas puerperais surgiu de mim (residente fisioterapeuta) quando pude visualizar na primeira visita domiciliar em que acompanhei o preceptor enfermeiro, que enquanto este fazia a puericultura eu poderia estar atuando juntamente com a mãe.

Como funciona(ou) a experiência?:
A educação em saúde está diretamente relacionada com as ações cuidadoras, o que coloca o profissional de saúde como possuidor de dois papéis extremamente importantes que é a do educador e a do trabalhador de saúde propriamente dito, fazendo com que a educação ocupe um lugar central no trabalho em saúde (SANTOS & PENNA, 2009). Dessa forma, essa experiência funcionou trabalhando com o dispositivo da educação

Relacionados