Fisioterapia dermato funcional

Páginas: 7 (1582 palavras) Publicado: 8 de maio de 2013
Introdução

As queimaduras podem ser elétricas, químicas, causadas por contato direto com a chama, por escaldamento, por fricção ou exposição solar, dentre outras. Dentre as principais causas estão os acidentes domésticos, seguidos de acidentes no trabalho, tentativas de suicídio ou homicídio e, por último, acidentes de trânsito e/ou de lazer.
Todas as queimaduras mais profundas podemdeixar cicatrizes mais ou menos evidentes, e em todos os graus de queimaduras há grande variedade de complicações, como alterações metabólicas, derrame articular, calcificações de partes moles, insuficiência cardíaca, respiratória, renal e hepática, amputações.
Além de lesões pulmonares por ação direta do calor e inalação de diferentes gases resultantes da combustão dos materiais presentes no local,no caso de acidentes.
A atuação do Fisioterapeuta na equipe multiprofissional é fundamental para a prevenção de sequelas e redução de tempo de permanência do paciente no hospital. O processo de reabilitação compreende várias etapas onde a meta é o restabelecimento funcional e social do paciente.
Durante este processo de recuperação, a Fisioterapia utiliza-se de vários métodos e técnicasterapêuticas, sendo as principais condutas a cinesioterapia, que faz uso do movimento e de exercícios terapêuticos, e a massoterapia, que utiliza como recurso terapêutico técnicas de massagem.

Queimaduras e graus:

As queimaduras podem ser elétricas, químicas, causadas por contato direto com a chama, por escaldamento, por fricção ou exposição solar, dentre outras.
Dentre as principaiscausas estão os acidentes domésticos, seguidos de acidentes no trabalho, tentativas de suicídio ou homicídio e, por último, acidentes de trânsito e/ou de lazer.


Lesão de primeiro grau
É a queimadura mais superficial e caracteriza-se por deixar a pele avermelhada (hiperemiada), inchada (edemaciada), e extremamente dolorida.
De maneira geral as queimaduras de primeiro grau podem ser tratadasclinicamente com a utilização de pomadas e a recuperação total ocorre em poucos dias.
figura1
Lesão de Segundo grau :
Atinge tanto a epiderme como parte da derme. A característica clínica mais marcante é a formação das bolhas ou flictenas, e a sua cicatrização varia de poucos dias a três semanas. Exemplo: lesão térmica causada por líquido superaquecido.

figura2
Lesão de Terceiro GrauCaracteriza-se pelo aparecimento de uma zona de morte tecidual (necrose), ou seja, acomete a totalidade das camadas da pele (epiderme e derme) podendo comprometer tecido adiposo, tendões, músculos e ossos.
Como a epiderme costuma ser destruída no momento do acidente, com a derme exposta, a lesão é esbranquiçada, endurecida e, em geral, indolor e a cicatrização nesses casos só é possível coma enxertia cutânea, uma vez que toda a pele foi destruída.
figura3
As queimaduras mais profundas têm um tratamento inicial com pomadas e frequentemente necessitam, posteriormente, a utilização de procedimentos cirúrgicos, como a enxertia de pele retirada de outras regiões, pois a necrose destrói a zona lesada e exige este tipo de reparação.

Alterações fisiológicas locais
As queimadurasfazem com que o individuo perca sua primeira linha de defesa, a pele íntegra, e o tecido queimado apresenta então um excelente meio de cultura para bactérias e fungos. Outro fator agravante é fato que ocorre uma importante supressão de função imune proporcional à extensão da queimadura.
Em resposta à lesão térmica são liberados agentes vasoativos (histamina, serotonina, bradicinina, leucotrines,fatores ativadores de plaquetas) e um aumento imediato da osmolaridade intersticial.

Alterações fisiológicas Sistêmicas
O aumento da permeabilidade capilar promove uma inundação dos tecidos queimados provocada pela fuga maciça de um filtro plástico. De maneira direta há uma diminuição do volume circulante a valores entre 45 e 55% na fase inicial, além do aumento da viscosidade sanguínea e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisioterapia dermato funcional
  • fisioterapia dermato funcional
  • Fisioterapia dermato-funcional
  • Fisioterapia dermato funcional
  • Fisioterapia Dermato Funcional
  • Fisioterapia dermato funcional
  • Dermato funcional (fisioterapia)
  • O que é Fisioterapia Dermato Funcional?

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!