fisioterapia ARTIGO SAUDE PUBLICA

Páginas: 15 (3600 palavras) Publicado: 1 de maio de 2015
A Fisioterapia e a construção de novos saberes e práticas a partir do Programa de Saúde da Família (PSF)  por Dr. Paulo Cézar dos Santos Souza*

O Programa de Saúde da Família vem trazendo mudanças substanciais no contexto de saúde no Brasil. Um dos maiores desafios enfrentados para o desenvolvimento das atividades propostas por este, está na formação dos profissionais de Saúde que tem sidomarcada por concepções centradas no biológico, curativo e individual. Assim sendo, o profissionalfisioterapeuta, até pouco tempo atrás, apresentava pouco destaque profissional na atenção primária à saúde, vistos que os cursos de Fisioterapia existentes no Brasil priorizavam a ação curativa, valorizando pouco o modelo assistencial vigente, dificultando a inserção do Fisioterapeuta na Saúde Pública,mais especificamente no Programa de Saúde da Família (PSF). Durante a formação acadêmica, aspectos relacionados ao aparato e termino-logia fortemente técnicos e o modelo hospitalocêntrico utilizado na quase totalidade das escolas no País aparecem como obstáculos às ações rumo a reorientação do modelo de atenção proposto constitucionalmente, além da falta de instrumentação durante a formação parapermitir ações que priorizem a autonomia do profissional. 

A implementação da portaria n° 1.065, de 4 de julho de 2005 do Ministério da Saúde, que cria os núcleos de atenção integral na Saúde da Família, com a finalidade de ampliar a integralidade e a resolubilidade da Atenção à Saúde, torna possível a inclusão do fisioterapeuta e de outros profissionais de saúde nas equipes do PSF dos municípiosbrasilei-ros. Torna-se necessário, assim, haver mudanças durante a formação acadêmica, no sentido de melhor capacitar esses acadêmicos para a atuação no campo da Saúde Pública, mais especificamente no Programa de Saúde da Família (PSF). 

Neste sentido, realizamos a inserção da Fisioterapia na atenção primária à saúde no município de Teresópolis-RJ no primeiro semestre de 2006, através da FundaçãoEducacional Serra dos Órgãos (FESO) na Unidade de Saúde da Família Moacyr da Costa Carvalho, do bairro Granja Guarani, através do projeto de Estágio Curricular Supervisionado no PSF do Curso de Fisioterapia da FESO. Durante o estágio, os acadêmicos do 9° período de Fisioterapia têm a oportu-nidade de vivência prática nos moldes do PSF, realizando assistência fisioterapêutica individual e coletivanas áreas de saúde da criança e do adolescente; da mulher; do adulto; do idoso e atividades de educação para a saúde junto à comunidade. Possibilita-se, assim, diversificação de cenários de aprendizagem e aproximação entre a formação acadêmica e a realidade social, prevendo um profissional capaz de atuar com qualidade, eficiência e resolutividade no sistema de saúde brasileiro. 

A participaçãointensa do fisioterapeuta no PSF e em programas e ações similares de cuidados primários em saúde é condição fundamental para a concretização das diretrizes de uma assistência à saúde realmente integral, ao contrário do tradicional modelo medicalizado, fragmentado, hospitalocêntrico e baseado na dependência e exclusão social. OFisioterapeuta é peça fundamental para a conquista e desenvolvimento de umaassistência à saúde da população que se baseia na inclusão social, centrada na comunidade e na participação efetiva desta, na conquista da saúde como instrumento através do qual cidadãos possam realizar suas aspirações e satisfazer suas necessidades, adquirindo a capacidade de mudar seu entorno ou enfrentá-lo. 

Através deste trabalho inovador de atuação do fisioterapeuta no PSF da Granja Guaranino município de Teresópolis-RJ, observamos que esse projeto mostra resolutividade, boa abrangência, satisfação da população local e da equipe de saúde da família. O PSF revela-se como o espaço ideal para a inserção da fisioterapia na atenção básica, principal-mente por considerar o usuário de forma global, envolvendo questões relacionadas à saúde como moradia, saneamen-to básico, água tratada,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisioterapia na Saúde Pública
  • Artigo saude pública
  • Artigo Cientifico Saude Publica
  • artigo saúde publica
  • Artigo Publicização uma solução rápida para o caos da saúde pública
  • Fisioterapia e Saúde
  • ARTIGO FISIOTERAPIA
  • artigo fisioterapia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!