fisiopatologia do cancer demama

1054 palavras 5 páginas
CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO
Enfermagem 6° semestre

CENTRO CIRURGICO
ATPS - Atividades Praticas Supervisionadas

Profa.

SÃO PAULO
2014

CENTRO UNIVERSITARIO ANHANGUERA DE SÃO PAULO
Enfermagem 6° semestre

NOME: INAIÁ ALVES MARQUES RA:3766726272 NOME: RITA DE CASSIA DOS SANTOS RA:3766726272 NOME:NEUSA ALVES SOUZA RA:1299764040
NOME: FERNANDA F. ARGÔLO RA:1299764040

CENTRO CIRURGICO
ATPS - Atividades Praticas Supervisionadas

Profa.

São Paulo
11/09/2014

CIRURGIAS CARDÍACAS MAIS COMUNS

Até o fim da Segunda Guerra Mundial, mexer no coração era um tabu que poucos ousavam desafiar. Para ter uma ideia, em 1925, na Inglaterra, dois médicos operaram a válvula mitral de um paciente e por isso foram perseguidos pela Academia Real de Medicina daquele país.
Terminada a Segunda Guerra, Dwight Harkin, médico cirurgião do exército americano na Europa, voltou para Filadélfia com enorme experiência em ferimentos cardíacos. Daí em diante, o coração passou a ser encarado sob outro prisma. Antes de Harkin, era visto como uma víscera comum, semelhante ao estômago ou ao intestino, embora se soubesse que, maltratado técnica e taticamente, deixaria de funcionar e o indivíduo morreria. Consequentemente, ninguém se atrevia a propor inovações e a cirurgia cardíaca foi a última especialidade cirúrgica a desenvolver-se.
No entanto, quando tomou impulso, os resultados foram surpreendentes. Em 1968, por exemplo, foi realizado o primeiro transplante cardíaco. Em se tratando de troca de órgãos, apenas os rins já haviam sido substituídos anteriormente. Na década de 1970, mais um avanço: indivíduos viveram anos depois de ter recebido um coração mecânico.
Cirurgia cardiovascular

É a subespecialidade médica que se ocupa do tratamento cirúrgico das doenças que acometem o coração.
Dentre as

Relacionados