fisioogia

973 palavras 4 páginas
Acadêmico: Lucas Fantin RA405275 3º SEMESTRE FISIOTERAPIA.
Músculo cardíaco
Descreva as características gerais:
Células estriadas, células alongadas e ramificadas de cerca de 15 cm de diâmetro e 90 a 100cm de comprimento.
Capacidade de regeneração:
Esse é um tecido que tem baixa capacidade de regeneração pois podemos considerar que as células do músculo cardíaco também não se multiplicam mais.
Tipos de contração:
Contração involuntária, vigorosa e ritimica.
Disco intercalares; descreva as especialidades de membrana:
São verdadeiros complexos juncionais que aparecem como linhas retas ou exibem um aspecto em escada. Encontram – se três especializações de membrana, a zonula de adesão que servem para ancorar os filamentos de actina dos sarcomeros terminais, os desmossomos que unem as células musculares impedindo que elas se separem sob a atividade contrátil constantes do coração e as junções do tipo GAP (Ou junções comunicantes )que se situam nas partes laterais dos discos e são responsáveis pela continuidade iônica entre as células musculares vizinhas.
Descrever a regulação da contração muscular:
As células musculares cardíacas são capazes de autoestimulo, não dependendo de um estimulo nervoso para iniciar a contração. As contrações rítmicas do coração são geradas e conduzida por uma rede de células musculares cardíacas modificadas que se localizam logo abaixo do endocárdio tecido que reveste internamente o coração. Existem numerosas terminações nervosas no coração mas o sistema nervoso atua apenas regulando o ritimo cardíaco as necessidades do organismo.
Descreva as fibras de Purkinje e o tipo de passagem de célula para célula:
Tem origem no nodo sino atrial deles saem vários feixes muito delicados de fibras de Purkinje as linhas internodais que passam pelas paredes atriais ate um segundo nodo o nodo atrioventricular. Desse nodo um grande feixe de fibrasde Purkinje , o feixe AV, passa imediatamente pelos ventrículos atingindo primeiro o

Relacionados