Fisiologia

Páginas: 10 (2364 palavras) Publicado: 21 de maio de 2013
A visão dos paradigmas biomédico e biopsicossocial no olhar do estudante de psicologia



Palavras-chave: Modelo Biomédico; Modelo Biopsicossocial; Paradigmas
Resumo
O presente trabalho busca compartilhar a visão dos estudantes de psicologia sobre os temas trabalhados em sala, tais como o modelo biomédico e o modelo biopsicossocial através da análise do filme “Patch Adams: O amor écontagioso”. Tendo como principal desafio o de confirmar ao aluno do curso de psicologia sobre a importância em dar atenção ao paciente, e principalmente executar a profissão com muito amor. De sentir a necessidade de quebrar paradigmas. E por último, dar ênfase no cuidado com o doente, ter consciência de que cada paciente é único e que muitas vezes um sorriso, um gesto de carinho, um minuto deatenção, são os melhores remédios para o ser humano enfermo.
Introdução
O presente trabalho vem nos esclarecer através da analise do filme citado anteriormente sobre os princípios fundamentais de um bom profissional. Levando em conta a alegria, o humor, o amor, a cooperatividade, a criatividade, etc. aliados ao domínio dos conhecimentos e das competências necessárias.
Em sala tivemos aoportunidade de explorar bem os assuntos que aqui iremos tratar. Onde o professor com sua didática diferenciada nos deu, através da análise do filme, uma oportunidade de vivenciarmos a humanização e desumanização por partes dos profissionais da saúde que é o nosso foco de estudo neste trabalho.
Já vimos que existi um relativo consenso de que a saúde e a doença decorrem da complexa inter-relação de fatoresbiológicos, psicológicos e sociais. Os impasses originam-se na avaliação do modo como tais inter-relações se estabelecem e a importância relativa que se atribui a cada um desses fatores.
Apesar de ainda existir muitas discussões sobre o assunto, já existir um olhar positivo por parte da saúde, em especial o da psiquiatria que não se ocupa apenas da condição de organismo natural do corpo humanocomo também da condição histórica, cultural e social da subjetividade desse corpo com seu ambiente.
Mas ainda há na prática pouca permeabilidade entre os modelos psicológicos e os modelos biológicos que pretendem explicar os fenômenos mentais, refletindo dificuldades de intercâmbio entre psiquiatras com orientação psicodinâmica e psiquiatras com orientações biológicas.
Com isso, entramos naquestão dos paradigmas que se refere à representação de um padrão a ser seguido, a um conjunto de crenças e valores que sustentam uma sociedade e atividades científicas.
No trabalho foram utilizados somente dois paradigmas que mais fundamentam e orientam as práticas e teorias psiquiátricas abordadas no filme que são o modelo biomédico e o modelo biopsicossocial. A ideia vem de demonstrar como osegundo inclui o primeiro e o articula com modelos psicodinâmicos e sociais.
Contudo o trabalho vem nos aprimorar da influência dos dois modelos. O biomédico mostra clara a importância da conscientização dos médicos e estudantes de medicina sobre a parceria como iguais entre pacientes e médicos. Pois á medida que o enfermo ganha forças, cresce o poder de cura do médico e que o segredo dotratamento do paciente é o cuidado a ele proporcionado. O biopsicossocial trata compreender o sujeito sem aprisioná-lo a padrões e sem focar apenas a doença. Tendo sentido de se enriquecer pelo esforço dos corpos e das almas de todos os envolvidos, na busca de soluções para as dificuldades que a condição do doente gera.
Resenha do filme
O filme mostra um jovem homem chamado Hunter “Patch” Adams, queapós tentar se suicidar, voluntariamente se interna em uma clínica psiquiátrica. Ao ajudar outros doentes que ali se encontravam na sua mesma situação, desperta em Patch Adams o desejo de ser médico, e assim ajudar cada vez mais pessoas. Deste modo, sai da clínica psiquiátrica e entra na faculdade de medicina. Inicialmente, seus diferentes métodos de exercer a medicina causam espanto, contudo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisiologia
  • Fisiologia
  • Fisiologia
  • Fisiologia
  • fisiologia
  • fisiologia
  • fisiologia
  • Fisiologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!