fisiologia

Páginas: 6 (1490 palavras) Publicado: 21 de fevereiro de 2015
1-O que é placa motora e unidade motora?
Placa motora é a região do sacolema (membrana da célula muscular) que vai mais próxima da terminação do axônio.
Unidade motora é formada pelo neurônio e suas terminações, pela fenda sináptica, e pela placa motora e sua fibra muscular.
2-Explique como ocorre à fase de acoplamento excitação-contração, e a fase de relaxamento da contraçãomuscular.
A contração muscular esquelética acontece quando há uma interação das proteínas contráteis de actina e miosina, que ocorre na presença de íons de cálcio intracelulares e energia. A disponibilidade de energia para a contração vem por meio da hidrólise de ATP, e o cálcio é liberado pelo retículo sarcoplasmático (RS) quando estimulado pela despolarização. A ligação de um impulso neuralgerado no sistema nervoso central a uma contração muscular esquelética distante é denominada acoplamento excitação-contração. A função do cálcio no músculo esquelético é expor um sítio de ligação da miosina na proteína actina. A contração muscular pára através do impulso nervoso na placa motora terminal ou junção neuromuscular. Quando o impulso é interrompido o cálcio é removido através da bomba decálcio para ser armazenado no retículo sarcoplasmático, a bomba de cálcio precisa da energia proveniente da quebra da molécula de ATP em ADP, por isso após a morte verifica-se a rigidez muscular.
3-Cite quais as características dos seguintes tipos de fibras musculares esqueléticas humanas: tipo I, tipo II e tipo IIB.
As fibras tipo I apresentam como características predominantes em sua estrutura, aresistência a fadiga, grande capacidade de suprimento aeróbio de energia e um potencial limitado para desenvolvimento de força rápida.
Fibras musculares de contração rápida (tipo II) podem ser subdivididas em: •Tipo IIA: apresentam além de suas características glicolíticas, uma capacidade oxidativa desenvolvida.
•Tipo IIB: apresentam predominantemente capacidades anaeróbias Tipo IIAB: fibras comcaracterísticas transicionais, também chamadas de intermediárias. •Tipo IIC: Muito raras nos humanos (0-5% das fibras). Mais oxidativa do que a IIA e IIB.

4-Quais os tipos de contração muscular que existem? Explique Cada um desses tipos.
Contração Isométrica
Quando um músculo contrai-se e produz força sem alteração macroscópica no ângulo da articulação, a contração é dita isométrica. Ascontrações isométricas são muitas vezes chamadas de contrações estáticas ou de sustentação, normalmente é usada para manutenção da postura. Por exemplo, para alcançar à frente com a mão, a escápula precisa ser estabilizada de encontro ao tórax.
Contração isotônica: Envolve a maioria dos tipos de exercício e de atividades esportivas e resulta em movimentos de partes do corpo. Durante essa ação domúsculo, podem ocorrer dois tipos de movimento, o excêntrico ou concêntrico. No movimento excêntrico, o músculo é ativado, produz força porem é alongado, enquanto o movimento concêntrico o músculo se encurta.
5- Para que servem e quando são ativados os fusos musculares e o órgão tendinoso de golgi?
Funcionamento, o OTG possui mais que um papel protetor. Por causa de excelente sensibilidade a forçamuscular e de sua localização anatômica o OTG ativa juntamente com o fuso muscular afim de regular o tônus e a complacência musculares.
O fuso muscular e o OTG possuem um papel importante na medição da propriocepção subconsciente. O sinal desses dois receptores é total ou quase que totalmente para o propósito de controle muscular intrínseco. Estes transmitem uma enorme quantidade de informação,não somente para a medida espinal como também, para o cerebelo e para o tórax cerebral, ajudando cada uma dessas partes do sistema nervoso em sua função de controlar a contração muscular.
6-Explique o mecanismo de Frank- starling.
Existe um mecanismo intrínseco cardíaco que permite o aumento do débito, quando há um maior retorno venoso. Este mecanismo é denominado de Frank-Starling. Estes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisiologia
  • Fisiologia
  • Fisiologia
  • Fisiologia
  • Fisiologia
  • fisiologia
  • fisiologia
  • fisiologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!