fisiologia

Páginas: 9 (2045 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
1) Descreva três patologias que uma vez adquirida, o individuo após a sua recuperação não apresentara a mesma de forma recitada:
Catapora-adquirida Segundo Vieira e Takahashi (2009), a varicela é uma doença altamente transmissível, podendo sua transmissão ocorrer em qualquer tempo e lugar sendo favorecida, no entanto, como toda doença de transmissão direta, pelo maior número de contatos entreas pessoas suscetíveis e as infecciosas. Em geral, o sistema imunológico controla a replicação viral, e na maioria dos casos o individuo evolui para a cura, mesmo sem um tratamento especifico.

Sarampo- adquirida Segundo Roitt; Brostoff e Male (2003), a infecção pelo vírus sarampo, são geradas células T citotóxicas CD4+ que reconhecem e destroem células positivas para o CPH de classe IIinfectadas pelo vírus. Isso sugere que os peptídeos do vírus do sarampo são gerados pelas vias normais de apresentação do antígeno. Entretanto, outras vias podem estar implicadas, nas quais alguns peptídeos/proteínas do vírus do sarampo penetram nas vesículas de classe II a partir do citossol, por mecanismos ainda obscuros.

Caxumba-adquirida Segundo Silva et al (1996) a parotidite epidêmica (caxumba) édoença infecciosa comum, sendo endêmica no mundo; acredita-se que cerca de 80% dos indivíduos adultos tenham apresentado a doença, porém, nem sempre uma história clínica positiva é obtida, tendo-se em vista que 30 a 40% das infecções são subclínicas1,2. São várias as complicações conhecidas sendo as mais comuns a meningoencefalite, a orquite, a epididimite e a pancreatite. A parotidite epidêmicaé causada por um paramixovírus, porém, existem vários outros vírus, além de outros agentes (bactérias, protozoários, elementos tóxicos etc.) que causam doença clínica semelhante.



Referências
SILVA, Mauricio Laerte. Miocardite pós-parotidite: relato de caso. Disponível em: . Acesso em 8 dezembro 2012.
Vieira e Takahashi . A sobrevivência do Vírus varicela-zoster. Disponível em: . Acessoem: 6 dezembro 2013.
ROITT, Ivan; BROSTOFF, Jonathan; MALE, David. Imunologia. 6. Ed. Barueri-SP: Manole Ltda. 2003. 481.p.















1) Descreva através de duas citações como ocorre e o que é descrito por um hemograma completo
Segundo Pinheiro (2008) o hemograma é uma das análises de sangue mais úteis e solicitadas na pratica médica. Apesar de ser um exame comum, muitaspessoas acreditam todo exame de sangue é um hemograma. No sangue circulam várias substancias que podem ser dosadas ou pesquisadas. Quando o médico precisa saber anda o colesterol, ele ira prescrever um pedido que deseja a dosagem do colesterol. Quando um hemograma é solicitado é com o objetivo de obter informações sobre as células do sangue, nomeadamente, leucócitos, plaquetas e hemácias. Com issopodemos vê, que através do hemograma não podemos obter dados sobre o nível de colesterol, taxa de glicose, etc. No sangue circulam três tipos básicos de células, produzidas na medula óssea. São essas células que são estudadas através do hemograma: as hemácias, leucócitos e plaquetas.

Segundo Ângulo a avaliação inicial de um paciente deve ser feito pelo Hemograma. Tendo uma avaliação quantitativae qualitativa dos elementos do sangue. Podendo ocorrer alterações fisiológicas, por causa de exercícios físicos e refeições gordurosas. Pode ser subdivido em 3 partes conforme o enfoque na série vermelha, branca e plaquetária, Eritrograma estuda as alterações nos eritrócitos, na hemoglobina, no hematócrito, nos índices globulares e na morfologia eritrocitária. Leucograma estuda a contagem totalde leucócitos assim como as fórmulas percentual e absoluta e o estudo da morfologia. Plaquetograma faz uma estimativa do número de plaquetas e estuda sua morfologia.







Referências

ÂNGULO, Ivan de Lucena. Interpretação do hemograma clínica e laboratorial. Disponivel em: . Acesso em: 7 de dezembro 2013
PINHEIRO, Pedro. Hemograma: Entenda os seus resultados. Disponível em: ....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisiologia
  • Fisiologia
  • Fisiologia
  • Fisiologia
  • Fisiologia
  • fisiologia
  • fisiologia
  • fisiologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!