fisiologia

Páginas: 8 (1783 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
A circulação periférica é a irrigação de todos os tecidos, menos o pulmão que tem sua própria irrigação ou circulação pulmonar.
Além de várias causas desagradáveis e outras de sérias consequências, a irrigação periférica é a grande responsável pelos problemas de ZUMBIDOS nos ouvidos, tonturas desta natureza e também interfere na questão da libido sexual.
Segundo a profa. Dra. Rita de CássiaMendes, da UFPR em Curitiba e Hospital de Clínicas, otorrinolaringologista que mantém um projeto sobre PROBLEMAS DO LABIRINTO, por exemplo, tem indicado com a melhor maneira encontrada de em alguns casos a cura dos zumbidos e nos demais o melhor controle, foi pela ingestão do extrato da planta GINKO BILOBA, nas indicações de 80 a 120mg em comprimidos por dia. Sem qualquer contra indicação, efeitosmuito positivos na labirintite, lesões de ouvido interno (cóclea) e melhora no desempenho sexual.

O mecanismo que o nosso corpo tem para combater o excesso de calor é a circulação periférica. Um conjunto de veiazinhas que estão logo abaixo da epiderme. Esta rede de vasos funciona exatamente como o radiador de um carro. O sangue percorre o corpo absorvendo o calor excessivo e a rede periféricao expele para o ambiente externo. Como? Por irradiação ou passando este calor para o suor, que o leva, ao se evaporar. Esta mesma rede de circulação periférica poderia funcionar de forma inversa: trazendo o calor da pele para o interior do corpo. Mas, geralmente isto não acontece porque, quando a pele sente que está entrando calor demais, a rede periférica é praticamente fechada. Assim, deixamosde perder calor, mas ao menos, não entra mais nenhum.
Uma parte do nosso corpo que tem uma densa rede periférica é nossa cabeça. Ali está o órgão mais nobre, o cérebro. E ele tem que ser o mais bem protegido. Daí esta densa rede de vasos superficiais. Daí o fato de perdemos mais calor pela cabeça exposta aos ventos dos que por qualquer outra parte do corpo de superfície equivalente.

Circulaçãosanguínea
Você sabia que, de acordo com a Organização Mundial da Saúde, 22% das mortes no mundo são causadas por problemas circulatórios?
Fique atento (a), pois os infartos do miocárdio, acidentes vasculares cerebrais e doenças de circulação periférica tornam-se mais comuns com a chegada do inverno.
O que é?
A má circulação é causada pelo acúmulo de gordura nas paredes das artérias. Quandoisso acontece, elas ficam endurecidas e estreitas tornando a circulação do sangue bem mais lenta. “As doenças circulatórias ocorrem devido à contração ou vasoconstipação das artérias periféricas, o que aumenta a resistência da circulação normal. Portanto, pessoas sensíveis a estas questões devem se cuidar mais no inverno e evitar a exposição a baixas temperaturas”, orienta o angiologista e cirurgiãovascular José João Lopes.
A má circulação pode provocar enfermidades que se manifestam nas extremidades do corpo como dormência dos membros, formigamento nas mãos e pés e extremidades frias
O especialista explica que temos três tipos de circulação. “As artérias levam o sangue oxigenado para os tecidos; as veias trazem de volta o sangue para o coração e os linfáticos conduzem a linfa para asveias”. Se o cuidado no inverno é com as artérias – a aterosclerose causa seus estreitamento e até entupimento – uma atenção especial deve ser dada às veias no verão, que podem ser vítimas de varizes e trombose.
No Brasil as doenças circulatórias foram as que mais mataram em 2008, de acordo com um estudo divulgado pelo Ministério da Saúde. Só em 2005 foram 283.927 mortes – cerca de 32% dos óbitosregistrados no ano. E não é lenda: mulheres sofrem mais com a má circulação. “Elas têm maior tendência a desenvolver varizes em comparação com os homens, provavelmente devido ao estrógeno”, analisa o angiologista.
Pessoas com hipersensibilidade ao frio devem se proteger também da Doença de Raynaud (pronuncia-se reina). Normalmente, começam com palidez, vão para a cor violeta e terminam com...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisiologia
  • Fisiologia
  • Fisiologia
  • Fisiologia
  • Fisiologia
  • fisiologia
  • fisiologia
  • fisiologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!