fisiologia

Páginas: 5 (1108 palavras) Publicado: 26 de agosto de 2013

Solange Rodrigues Dias
RA-1088950






ELEMENTOS DE ANATOMIA E FISIOLOGIA HUMANA















Centro Universitário Claretiano.
Licenciatura em Biologia EAD.
Elementos de anatomia e fisiologia humana.
Prof.ª. Katiere Soares.











PORTO VELHO





1) Explique o que éfisiologia e homeostasia.
Fisiologia: é o estudo é o estudo das funções do organismo vivo e de suas partes componentes, incluindo todos os processos físicos e químicos.
Homeostase: é o controle das condições estáveis no meio interno. Como os elementos sanguíneos, temperatura, pH, balanço hídrico, pressão arterial e outras substâncias são a todo instante equilibradas no organismo.

2) O que são:ribossomos, retículo endoplasmático rugoso e liso, complexo de Golgi,
Lisossomos, peroxissomos e mitocôndrias? Qual a função de cada um?
Ribossomos: São pequenas estruturas encontradas em todas as células, mitocôndrias e cloroplastos denominadas Organelas citoplasmáticas. São formados por RNA e proteína.
Função: são de extrema importância para as células, pois realizam a síntese de proteínas,moléculas basicas utilizadas na composição celular.
Retículo endoplasmático liso e rugoso:é um conjunto de membranas que têm função de síntese e transporte de várias substâncias.O retículo endoplasmático rugoso, também pode ser chamado de ergastoplasma, possui inúmeros ribossomos aderidos às suas membranas, o que lhe confere um aspecto enrugado.
Complexo de golgi:é uma organela encontrada em quasetodas as células eucarióticas. formado por dobras de membranas e vesículas, e sua função principal é o processamento de proteínas ribossomáticas e a sua distribuição por entre essas vesículas. Funciona, como uma espécie de sistema central de distribuição na célula, atuando como centro de armazenamento, transformação, empacotamento e remessa de substâncias. é responsável também pela formação doslisossomos, da lamela média dos vegetais e do acrossomo do espermatozoide, do glicocalix e está ligado à síntese de polissacarídeos.
3) O que é líquido intracelular e líquido extracelular? Quais as substâncias que são transportadas do fluido extracelular para o fluido intracelular?
O líquido extracelular (LEC) é um líquido corporal que se encontra no exterior das células. É justamente neste líquidoextracelular que ficam os íons e os nutrientes necessários para que as células mantenham vivas. Enquanto houver o transporte de oxigênio, glicose, aminoácidos, íons e outros, haverá vida célula.
Liquido Intracelular corresponde a 40% do peso corporal, cerca de 28 litros em um adulto de 70 kg.Ele circula entre o sangue, pois atravessa pelos poros das paredes dos capilares sanguíneos garantindotrocas por difusão entre o sangue e os fluidos.

4) O que são: difusão simples, difusão facilitada, osmose e transporte ativo? Quais as substâncias que são transportadas em cada tipo de transporte?
A difusão simples representa o movimento contínuo das moléculas através dos poros da membrana celular, por meio de sua própria energia cinética. É um transporte sem gasto de energia. Exemplos: água,gases, íons e moléculas pequenas.

Difusão Facilitada Este tipo de transporte também é passivo; no entanto, o transporte de uma substância através da membrana celular necessita de uma proteína transportadora ou carreadora. , assim como na difusão simples, é o gradiente de concentração do soluto. Exemplos de transportes: glicose e aminoácidos. o movimento das moléculas através da membrana por meioda proteína transportadora.
Osmose: Este tipo de transporte passivo consiste na difusão de moléculas de água (solvente), predominantemente do meio com mais para o com menos concentração destas moléculas, por uma membrana semipermeável.


5) Quais as fases do potencial de ação? Explique cada uma. Elementos de Anatomia e Fisiologia Humana
São elas:

Repouso: É o potencial de repouso da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisiologia
  • Fisiologia
  • Fisiologia
  • Fisiologia
  • Fisiologia
  • fisiologia
  • fisiologia
  • fisiologia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!