Fisiologia sistema respiratório

Páginas: 15 (3508 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2012
FISIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO


O termo respiração pode ser empregado com dois significados distintos: respiração externa, que consiste no processo de trocas gasosas entre as células de um organismo e o meio ambiente que o abriga (absorção de oxigênio e eliminação de gás carbônico), e respiração interna, que compreende os processos bioquímicos celulares que utilizam o oxigênio e produzemo gás carbônico (respiração celular), como também os processos de trocas gasosas entre as células e o líquido intersticial.
O processo da respiração pode ser dividido em quatro eventos funcionais:
a) Ventilação pulmonar: contínua renovação do ar nos alvéolos, ou seja, mecanismos que garantem a entrada e a saída de ar dos alvéolos.
b) Difusão de oxigênio e gás carbônico entre os alvéolos e osangue, difusão desses gases entre o sangue e os tecidos.
c) Transporte de oxigênio e gás carbônico no sangue e nos líquidos corporais.
d) Regulação da ventilação e de outros aspectos da respiração.

- Anatomia do sistema respiratório
O sistema respiratório humano constitui-se de tubos e órgãos envolvidos no intercâmbio de gases entre o sangue e o meio ambiente. É composto pelos pulmões, poruma série de condutos respiratórios e pelas estruturas torácicas responsáveis pelo movimento do ar para dentro e para fora dos pulmões.
Os pulmões, juntamente com o coração, os grandes vasos, o esôfago, o timo e alguns nervos, preenchem completamente a cavidade torácica. Os condutos aéreos dentro dos pulmões representam uma extensão daqueles que ligam os pulmões ao nariz e à boca. Em conjunto,formam a porção condutora do aparelho respiratório, constituindo-se numa série de tubos ocos, altamente ramificada, cujo diâmetro se reduz e o número aumenta a cada ramificação. Os tubos mais finos terminam em sacos cegos de parede delgada, os alvéolos, que totalizando cerca de 300 milhões, constituem-se nos locais onde se processam as trocas gasosas com o sangue.
O ar pode ingressar nas viasrespiratórias pelo nariz ou pela boca, embora o primeiro seja a passagem normal. Ao penetrar na faringe, canal comum aos sistemas respiratório e digestório, o ar é separado do alimento através de reflexos nervosos. Sempre que o alimento toca a superfície da faringe, as cordas vocais se fecham, ao mesmo tempo em que a epiglote obstrui a sua passagem para a laringe, permitindo que o alimento siga para oesôfago. Assim, o ar seguindo da faringe para a laringe, alcança a traqueia, que, em sua extremidade final, se bifurca em duas outras estruturas, os brônquios. No interior dos pulmões, estes se ramificam muitas vezes, formando os bronquíolos, que se tornam progressivamente menores, originando os ductos alveolares, que terminam nos alvéolos.
Os alvéolos são circundados pelos capilares pulmonarese, na maioria das áreas, as estruturas situadas entre o ar e o sangue capilar são extremamente delgadas, de modo a permitir a difusão dos gases respiratórios.
Dois tipos de células formam o epitélio alveolar (do tipo pavimentoso simples): as células do tipo I (pneumócito I), que compreendem as principais células de revestimento, apresentando-se achatadas e com grandes prolongamentos, e as célulasdo tipo II (pneumócito II), mais espessas e com numerosos corpúsculos de inclusão, que secretam a substância surfactante.
Os pulmões contêm, ainda, macrófagos alveolares, linfócitos, plasmócitos e mastócitos (que contêm heparina, diversos lipídios e várias proteases, substâncias presentes em reações alérgicas).
O revestimento epitelial das vias respiratórias (das fossas nasais ao final dosbronquíolos) contém projeções, os cílios, que se agitam constantemente, e glândulas produtoras de muco, que em conjunto, retêm partículas que estão em suspensão no ar inspirado. Ao passar pelas fossas nasais, o ar, além de aquecido e umidificado, é mantido limpo pela ação de varredura dos cílios. Estes possibilitam que partículas estranhas presentes no ar sejam retidas, aderidas ao muco e movidas em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisiologia do Sistema Respiratorio
  • Sistema respiratório; fisiologia
  • Fisiologia sistema Respiratório
  • Resumo de Fisiologia
  • Sistema respiratório-fisiologia
  • Fisiologia do sistema respiratório
  • Fisiologia do sistema respiratório e renal
  • Fisiologia do sistema respiratório

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!