Fisiologia renal

Páginas: 22 (5280 palavras) Publicado: 6 de setembro de 2015
Fisiologia renal

Os rins, sua função principal manter a manutenção da homeostase e a produção de urina, fluido que facilita a eliminação de resíduos resultantes do metabolismo do organismo,para que isso aconteça estes fluidos são filtrados, reabsorvidos, secretados e excretado através da urina, num conjunto fisiológico este processo nos rins ajudam o corpo a manter a homeostase do organismo,também ajudando no equilíbrio de fluidos e eletrólitos e tem função importante no equilíbrio ácido-basico, os rins devem filtrar água e eletrólitos do sangue, assim compensando a quantidade que recebe de outras fontes por exemplo; alguns eletrólitos sódio, potássio , cloro e outros resíduos nitrogenados do plasma deve haver um equilíbrio para que não haja discrepâncias entre os valores assimbuscando sempre um equilíbrio.

A quantidade de urina produzida ajuda o organismo a garantir que o organismo mantenha a quantidade correta de água para a manutenção de um ambiente interno saudável , se houver um excesso de água, há um aumento no volume urinário (poliúia) se precisar reter líquido pouca urina será eliminada (oligúria) ou nada eliminará (anúria) esse controle vem de hormônios (ADH,vasopressina e aldosterona).
Da relação hormonal e renal, tal relação e intima pois o sistema endócrino controla funções do organismo, os rins produzem hormônios, controlam essa liberação em outros órgãos também influenciados por outros hormônios, o rim pode influenciar a freqüência de liberação do ADH ( Hormônio Anti Diurético) da hipófise e da aldosterona, algumas células especializadas do tratorenal produzem eritropoetina que auxilia na produção de hemácias.
Do equilíbrio ácido-básico a função renal é de controle homeostático ácido-básico com a sua responsabilidade de remover íons de bicarbonato e hidrogênio excretado pela urina. Os rins recebem 25% do débito cardíaco e consegue filtrar até 20% através dos néfrons que são suas unidades funcionais , esse sangue chega pelas artérias e saempelas veias após serem filtrados nos néfrons , que também tem responsabilidade pela densidade.

Localização Anatômica

Dorsalmente ao abdome e ventral as primeiras vértebras lombares, localizados na porção retroperitonial da cavidade peritonial ou seja fora do peritônio parietal.

Na maioria dos animais domésticos os rins tem um formato de feijão de coloração roxa coberto por uma cápsula de tecidoconjuntivo que os protegem contra a pressão exercida dos outros órgãos, o hilo é uma fenda na parte medial renal ali se insere e vasos sanguíneos e linfáticos, nervos, ureteres e no após o córtex na área medular renal se encontram na pelve renal que é uma câmara coletora de urina de onde se inicia o ureter, os cálices renais agem afunilando e direcionando os fluidos dos néfrons que são as unidadesfuncionais dos rins para a pelve renal.

Os rins dos caninos são compostos por cerca de 415.000 néfrons que são as unidades funcionais renais, são estruturas microscópicas mas que realizam as funções mais básicas e importantes dos rins. Os néfrons da camada cortical são menores em comparação ao néfrons da camada medular que são maiores.


Circulação Renal

- Entrada:
Artéria Renal
ArtériaSegmentares
Artéria Interlobares
Artéria Arqueadas
Arteríola Interlobulares
Arteríola Aferentes
Chegada ao Glomérulo e os néfrons

- Saída
Arteríolas Eferentes
Capilares Peritubulares/Vasos retos
Veias Interlobares
Veias Arqueadas
Veias Interlobares
Veias Segmentares
Veia Renal

Estruturas e funções

- Corpúsculo renal: está localizado no córtex renal inclui glomérulo e cápsula de Bowman, é um grupode capilares glomerulares a cápsula de Bowman é uma cápsula parede dupla que envolve o glomérulo na camada interna recebe o nome de camada visceral aderente a superfície de todos os capilares glomerulares, sua camada externa é a camada parietal. O espaço entre as duas camadas é o espaço capsular e é contínuo com o túbulo proximal, a função do corpúsculo renal é filtrar o sangue na primeira...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisiologia Renal
  • Fisiologia Renal
  • fisiologia renal
  • Fisiologia renal
  • fisiologia renal
  • Fisiologia Renal
  • Fisiologia Renal
  • fisiologia renal

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!