Fisiologia Humana

Páginas: 35 (8562 palavras) Publicado: 30 de julho de 2014
1. Neurofisiologia e Fisiologia Muscular
1.1 Sistema Nervoso Central
1.2 Sistema Nervoso Periférico
1.3 Estruturas Musculares
1.4 Contração Muscular
2. Vias de Produção de Energia
2.1 Substratos energéticos
2.2 Vias metabólicas
3. Fisiologia dos Sistemas Orgânicos
3.1 Sistema Cardíaco
3.2 Sistema Respiratório
3.3 Sistema Renal
3.4 Sistema Endócrino
3.5 Sistema Gastrointestinal
4.Fisiologia do Exercício
4.1 Introdução à Fisiologia do Exercício
4.2 Modificações metabólicas provenientes da prática de exercícios




















1.
1.1 Sistema Nervoso Central
O sistema nervoso é o meio pelo qual o corpo percebe os eventos e lhes responde nos ambientes interno e externo. Os receptores capazes de sentir o toque, a dor, as alterações de temperatura eos estímulos químicos enviam informações ao sistema nervoso central (SNC) no que concerne às alterações do nosso ambiente. O SNC pode responder a esses estímulos de várias maneiras. A resposta pode ser movimento involuntário (por exemplo, a remoção rápida da mão de uma superfície quente) ou a alteração da taxa de liberação de algum hormônio do sistema endócrino. Além de integrar as atividades docorpo e controlar os movimentos voluntários o sistema nervoso é responsável pelo armazenamento de experiências (memória) e estabelecimento de padrões de resposta baseado em experiências prévias (aprendizado).
No sistema nervoso diferenciam-se duas linhagens celulares: os neurônios e as células da glia (ou da neuróglia). Os neurônios são as células responsáveis pela recepção e transmissão dosestímulos do meio (interno e externo), possibilitando ao organismo a execução de respostas adequadas para a manutenção da homeostase. Para exercerem tais funções, contam com duas propriedades fundamentais:  a irritabilidade (também denominada excitabilidade ou responsividade) e a condutibilidade. Irritabilidade é a capacidade que permite a uma célula responder a estímulos, sejam eles internos ouexternos. Portanto, irritabilidade não é uma resposta, mas a propriedade que torna a célula apta a responder. Essa propriedade é inerente aos vários tipos celulares do organismo. No entanto, as respostas emitidas pelos tipos celulares distintos também diferem umas das outras. A resposta emitida pelos neurônios assemelha-se a uma corrente elétrica transmitida ao longo de um fio condutor: uma vez excitadospelos estímulos, os neurônios transmitem essa onda de excitação - chamada de impulso nervoso - por toda a sua extensão em grande velocidade e em um curto espaço de tempo. Esse fenômeno deve-se à propriedade de condutibilidade.
Um neurônio é uma célula composta de um corpo celular (onde está o núcleo, o citoplasma e o citoesqueleto), e de finos prolongamentos celulares denominados neuritos, quepodem ser subdivididos em dendritos e axônios.
Os dendritos são prolongamentos geralmente muito ramificados e que atuam como receptores de estímulos, funcionando, portanto, como "antenas" para o neurônio. Os axônios são prolongamentos longos que atuam como condutores dos impulsos nervosos. Os axônios podem se ramificar e essas ramificações são chamados de colaterais. Todos os axônios têm um início(cone de implantação), um meio (o axônio propriamente dito) e um fim (terminal axonal ou botão terminal). O terminal axonal é o local onde o axônio entra em contato com outros neurônios e/ou outras células e passa a informação (impulso nervoso) para eles. A região de passagem do impulso nervoso de um neurônio para a célula adjacente chama-se sinapse. Às vezes os axônios têm muitas ramificações emsuas regiões terminais e cada ramificação forma uma sinapse com outros dendritos ou corpos celulares. Estas ramificações são chamadas coletivamente de arborização terminal.
Os corpos celulares dos neurônios são geralmente encontrados em áreas restritas do sistema nervoso, que formam o Sistema Nervoso Central (SNC), ou nos gânglios nervosos, localizados próximo da coluna vertebral.
Do sistema...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisiologia humana
  • Fisiologia humana
  • Fisiologia humana
  • Fisiologia Humana
  • Fisiologia humana
  • Fisiologia Humana
  • fisiologia humana
  • Fisiologia humana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!