Fisiologia Humana

Páginas: 6 (1497 palavras) Publicado: 9 de outubro de 2013
RELATÓRIO _ Contração Muscular _ FISIOLOGIA HUMANA

Experimento 1: Demonstração de tônus muscular.
Utilizou-se um músculo isolado, suspenso por uma haste fixa na parte superior, e com uma haste móvel na parte inferior e o nervo motor associado a um estimulador. Quando cortamos o nervo motor ligado ao músculo, este se torna flácido, o que mostra que o nervo motor continuava estimulando omúsculo, produzindo pequenas contrações em algumas unidades motoras, o que corresponde ao tônus muscular. Quando cortamos o nervo motor essas contrações cessam e o músculo perde o tônus.
Experimento 2: Contração muscular.
Utilizou-se novamente um músculo isolado, suspenso por uma haste fixa na parte superior, e com a haste móvel da parte inferior desta vez associada a um transdutor, que indica atensão quando o músculo está contraído. Com o nervo motor associado a um estimulador, estimula-se o músculo, fazendo com que ele contraia:
- Com uma única contração: Um estímulo com uma força adequada pode gerar uma contração.
Com um estímulo de 1,5 Volts, podemos observar uma contração muscular. O transdutor de tensão mostra um período latente, onde não há alteração, seguido de um aumento natensão, que corresponde ao período de contração, seguido de uma queda na tensão, que corresponde ao relaxamento, e então um novo período latente, como pode ser observado na figura 1.


Figura 1. Registro do transdutor de tensão para um único estímulo de 1,5V.
-Somação temporal de dois estímulos:
Foram aplicados dois estímulos seguidos de mesma intensidade (1,5V), com 70ms entre um estímulo eoutro. O segundo estímulo foi aplicado antes de completar o relaxamento do primeiro estímulo e alcança uma tensão maior que o primeiro estímulo. O trabalho muscular fez com que a eficiência da contração chegasse a um determinado ponto, e entrasse no relaxamento, porém, o músculo recebe outro estímulo antes de terminar esse relaxamento, o que faz com que o segundo abalo muscular seja maior que oprimeiro, como pode ser observado na figura 2. Esse fenômeno é conhecido como somação temporal.


Figura 2. Registro do transdutor de tensão para dois estímulos seguidos com intervalo de tempo entre os estímulos igual a 70ms.
A somação temporal ocorre, pois como o relaxamento ainda não havia terminado, ainda existia cálcio no citoplasma da fibra muscular. Com o segundo estímulo, mais cálcio éliberado e esse grande acúmulo de cálcio permite que o músculo tenha uma contração maior. Outro motivo para que a segunda contração seja maior que a primeira é que depois da primeira contração, a fibra muscular já foi parcialmente deformada e como o relaxamento não foi total, na segunda contração não foi preciso vencer a elasticidade da membrana nem a viscosidade do meio, o que fez com que sobrasse maisenergia para contrair mais.
- Efeito do intervalo de tempo na segunda contração.
Para avaliar o efeito do intervalo de tempo na segunda contração, foram aplicados estímulos alterando o intervalo de tempo entre dois estímulos.
Com um intervalo de tempo de 90ms, podemos observar no gráfico gerado pelo transdutor de tensão, que o segundo estímulo alcança uma tensão bem menor do que a tensãoalcançada pelo segundo estímulo com um intervalo de tempo de 70ms (Figura 3).


Figura 3. Registro do transdutor de tensão para dois estímulos seguidos com intervalo de tempo entre os estímulos igual a 90ms.

Com um intervalo de tempo entre dois estímulos igual a 50ms, observamos que a tensão atingida com o segundo estímulo é maior que a tensão atingida pelo segundo estímulo com o intervalo de 70ms(Figura 4).


Figura 4. Registro do transdutor de tensão para dois estímulos seguidos com intervalo de tempo entre os estímulos igual a 50ms.
Com um intervalo de tempo de 110ms entre dois estímulos, as duas contrações registram a mesma tensão no transdutor, pois o período de relaxamento da primeira contração já terminou quando o músculo recebe o segundo estímulo, portanto um estímulo não...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisiologia humana
  • Fisiologia humana
  • Fisiologia humana
  • Fisiologia Humana
  • Fisiologia humana
  • Fisiologia Humana
  • fisiologia humana
  • Fisiologia humana

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!