Fisiologia do Sistema Respiratorio

Páginas: 20 (4779 palavras) Publicado: 16 de fevereiro de 2014
2º Semetre, Modulo I – Problema I (Fisiologia Sist. Resp.)

1) Como é constituido e a fisiologia do sistema respiratorio ?
O sistema respiratório pode ser representado, simplificadamente, por uma membrana com enorme superfície em que, de um lado existe o ar atmosférico e do outro lado o sangue venoso. Através da membrana, ocorrem as trocas gasosas. A função respiratória se processa mediantetrês atividades distintas, mas coordenadas: a ventilação, através da qual o ar da atmosfera chega aos alvéolos; a perfusão, processo pelo qual o sangue venoso procedente do coração chega aos capilares dos alvéolos, e a difusão, processo em que o oxigênio do ar contido nos alvéolos passa para o sangue ao mesmo tempo em que o gás carbônico contido no sangue passa para os alvéolos (Lloyd, 1971). Atroca gasosa (hematose) acontece através da membrana alveolar, do líquido intersticial contido nos espaços entre alvéolos e capilares, da parede do capilar, do plasma sangüíneo e da membrana dos glóbulos vermelhos. É o sistema respiratório que garante a hematose entre a atmosfera e as células, fornecendo o oxigênio imprescindível à atividade celular e eliminando o dióxido de carbono (CO2) produzidopelo metabolismo celular. O ar atmosférico é composto de 78,62% de nitrogênio, 20,84% de oxigênio, 0,04% de dióxido de carbono e 0,5% de vapor d’água. O mais importante para este trabalho são as quantidades a nível alveolar, onde realmente é feita a troca gasosa, ou seja, 74,9% de nitrogênio, 13,6% de oxigênio, 5,30% de dióxido de carbono e 6,2% de vapor d’água (Lloyd, 1971). O ar, quando passapelas passagens aéreas, é imediatamente umedecido pelo vapor d’água, oriundo dos revestimentos dessas passagens. Esse vapor d’água tem o efeito de diluir o ar atmosférico, o que faz com que as pressões de outros gases diminuam um pouco. O ar alveolar perde continuamente oxigênio para o sangue e esse oxigênio é substituído pelo gás carbônico, que se difunde do sangue para os alvéolos. Isso explica,porque a pressão parcial do oxigênio nos alvéolos é menor que no ar atmosférico, como também a maior pressão de dióxido de carbono que no ar atmosférico, onde é quase inexistente. Os pulmões têm capacidade suficiente para oxigenar até 30 litros de sangue venoso por minuto para suprir o organismo. Como, em condições normais, apenas 4 5a 5 litros por minuto circulam pelo coração, verificamos a grandereserva do pulmão humano para as condições de exercício físico (Peirce et al., 1971)
- Este sistema é constituído pelos tratos (vias) respiratórios superior e inferior. O trato respiratório superior é formado por órgãos localizados fora da caixa torácica: nariz externo, cavidade nasal, faringe, laringe e parte superior da traquéia. O trato respiratório inferior consiste em órgãos localizadosna cavidade torácica: parte inferior da traquéia, brônquios, bronquíolos, alvéolos e pulmões. As camadas das pleura e os músculos que formam a cavidade torácica também fazem parte do trato respiratório inferior.
- Músculos responsáveis pelo enchimento e esvaziamento dos pulmões:
São três os grupos de músculos responsáveis pela respiração pulmonar: diafragma, músculos inspiratórios e músculosrespiratórios:
Diafragma: Movimento para cima e para baixo, permitindo que a caixa torácica se encurte e se alongue, respectivamente. É inervado pelo nervo frênico.
Músculos inspiratórios: Elevam o gradil costal promovendo expansão dos pulmões, permitindo que o diâmetro antero posterior seja aumentado cerca de 20% durante a inspiração máxima. Os principais músculos inspiratörios são os intercostaisexternos, mas existem outros músculos que os auxiliam como esternocleidomastoideo, denteados anteriores e escalenos(músculos acessórios).
Músculos expiratórios: tracionam para baixo o gradil costal. São eles: retos abdominais, que “puxam" para baixo as costelas inferiores ao mesmo tempo que eles próprios e os demais músculos abdominais empurram o conteúdo abdominal para cima, em direção ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sistema respiratório; fisiologia
  • Fisiologia sistema Respiratório
  • Resumo de Fisiologia
  • Sistema respiratório-fisiologia
  • Fisiologia do sistema respiratório
  • Fisiologia do sistema respiratório e renal
  • Fisiologia do sistema respiratório
  • Fisiologia sistema respiratorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!