Fisiologia do sistema respiratório

Páginas: 15 (3629 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2014
FISIOLOGIA DO SISTEMA RESPIRATÓRIO
Objetivos: Mecânica respiratória; Trocas gasosas; Transporte plasmático de O2 e CO2; Controle central da ventilação pulmonar.
Funções: Respiratórias: Trocas gasosas por difusão / Não-respiratórias: Controle do pH (equilíbrio ácido-básico), fala, olfato e controle da PA (presença de ECA nos alvéolos, a qual converte Ag I em Ag II).

Mecânica respiratória:Objetivo de fazer com que o ar novo chegue aos alvéolos. Todo evento da ventilação pulmonar ocorre graças aos movimentos respiratórios.
INSIPIRAÇÃO: O ar entra a partir de um sistema de turbilhonamento. Quando o ar passa pela cavidade nasal ocorre um pré-condicionamento em 3 etapas: 1. Pré-aquecimento (ou resfriamento pela rica vascularização da mucosa nasal); 2. Umedecimento (durante a inspiraçãoé liberado vapor d’agua); 3. Filtração (muco pelas vibrissas). Primeiramente o ar é pré-aquecido e umidificado, o que favorece a PO2 nos alvéolos facilitando a difusão. Além disso, o ar é filtrado para que somente ar chegue aos alvéolos. Os pelos e o muco, secretado pelas células mucosas da cavidade nasal, auxiliam a filtração. As partículas sólidas presas interagem com o muco desidratadoformando as secreções.
Epiglote: Impede a deglutição do ar ou a aspiração de alimento / Traqueia: Apresenta células ciliadas, serve como uma 2ª filtração. A presença física de partículas sólidas ou lisas na traqueia provocam a tosse, pois é ricamente inervada (nervo laríngeo recorrente, no sulco traqueoesofágico) e tenta impedir que essas partículas cheguem aos alvéolos.
EXPIRAÇÃO: PrincipalmenteCO2. Na região da laringofaringe, durante a expiração, a saída do ar faz com que as cordas vocais vibrem, gerando o som primordial.
Pleuras: Isolam os pulmões e devido à sua presença há uma pressão negativa na cavidade torácica. A força negativa gerada fora do pulmões, sempre é necessária para mantê-los expandidos. Essa força é gerada pela pressão negativa no espaço pleural, que tem como causa obombeamento de líquido do espaço pelos vasos linfáticos. Assim, a negatividade do líquido pleural mantém os pulmões tracionados contra a pleura parietal da cavidade torácica.
Diafragma: Divisor anatômico e fundamental p/ os movimentos respiratórios.
Complacência pulmonar: Capacidade do pulmão de expandir p/ entrar mais O2.

Músculos respiratórios: Os pulmões podem ser expandidos ou contraídospor movimentos de subida e descida do diafragma, que aumentam ou diminuem a cavidade torácica e pela elevação e depressão das costelas p/ aumentar ou diminuir o diâmetro ântero-posterior da cavidade torácica.
A respiração normal é realizada quase inteiramente pelos movimentos do diafragma. Durante a inspiração a contração do diafragma puxa as superfícies inferior dos pulmões p/ baixo e o ar entra.Durante a expiração, o diafragma relaxa e a retração elástica dos pulmões, da parede torácica e das estruturas abdominais comprimem os pulmões e expele o ar. (Diminuição das pressões intrapleural, intralveolar e pulmonar / Patm é > entra ar nos pulmões / sempre ativa, ou seja, depende dos músculos e da diferença de pressão / diafragma contrai, costelas vão p/ cima e p/ lado / aumenta volume dacaixa torácica e os diâmetros). Músculos inspiratórios são: Músculos intercostais externos, diafragma e acessórios.
Músculos expiratórios são: Músculos intercostais internos e a musculatura abdominal.
A inspiração é um movimento ativo, pois há contração da musculatura inspiratória. Enquanto a expiração é um movimento passivo em repouso, pois ocorre relaxamento da musculatura inspiratória. Entreinspiração e respiração, tem o repouso respiratório. A capacidade residual funcional serve p/ manter trocas gasosas durante o período de repouso.
OBS: Se ocorre um aumento da ventilação pulmonar (↑FR), muito CO2 é excretado, diminuindo sua concentração no sangue, o que leva ao aumento do pH ocasionando a alcalose respiratória. (Forma – H2CO3, ↑pH fica básico = alcalose).

Pressões pulmonares:...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisiologia do Sistema Respiratorio
  • Sistema respiratório; fisiologia
  • Fisiologia sistema Respiratório
  • Resumo de Fisiologia
  • Sistema respiratório-fisiologia
  • Fisiologia do sistema respiratório
  • Fisiologia do sistema respiratório e renal
  • Fisiologia sistema respiratorio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!