FISIOLOGIA DO SANGUE HUMANO

Páginas: 12 (2804 palavras) Publicado: 19 de novembro de 2014

UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
CAMILA ELAINE DOS SANTOS RGM 11141401898
HENRIQUE FERNANDES MACEDO RGM 11131102060
VICTOR LANDIM – RGM 11131100595






FISIOLOGIA DO SANGUE HUMANO









MOGI DAS CRUZES – SP
2014


UNIVERSIDADE DE MOGI DAS CRUZES
CAMILA ELAINE DOS SANTOS






FISIOLOGIA DO SANGUE HUMANO








PROF°MESTRE : JOÃO CARLOS

MOGI DAS CRUZES – SP
2014

Introdução

A função básica do sistema cardiovascular é comunicação das células entre si, produzindo um fluxo, e com o meio externo, havendo uma integração com os sistemas respiratório, renal e digestivo.
Do ponto de vista biofísico, a variável fundamental para que o sistema vascular exerça sua função primária é gerar fluxo.Para que haja fluxo, é necessário gradiente. Quando se fala em fluxo de volume, de ar, sangue e líquidos, está se referindo a um gradiente de pressão. Quando essa referência é microscópica, tratando-se do fluxo de moléculas, fala-se de gradiente eletroquímico.
A força física que determina o fluxo sangüíneo é o gradiente de pressão, contraposto pela resistência vascular, que se caracterizapelo diâmetro do vaso. O fluxo é determinado pelo volume dividido pelo tempo. A resistência vascular é inversamente proporcional à quarta potência do raio (R = 1/r4). Dessa forma, o principal mecanismo de controle do fluxo sangüíneo é a variação do raio das arteríolas. Essa variação é proporcionada pela variação do tônus, do grau de contração da musculatura lisa vascular.
O primeiroaspecto a ser verificado, em uma análise quantitativa e qualitativa do meio onde esse fluxo é gerado, caracteriza-se na verificação da quantidade de sangue intravascular no organismo, denominada volemia. A volemia é proporcional ao grau de hidratação do individuo. É importante salientar que, quando um indivíduo perde líquidos corporais, essa perda é proporcional nos espaços intracelular, extracelular eintravascular. Dessa forma, se um indivíduo encontra-se desidratado, ele está com hipovolemia. O reconhecimento desse estado se dá pelos sinais de desidratação: olhos profundos, pele e mucosa ressecadas, e vários sinais funcionais, uma vez que, no indivíduo hipovolêmico, a função de gerar fluxo encontra-se prejudicada, causando sonolência, tonteira.
A volemia é um elemento fundamentalpara que o sistema cardiovascular exerça sua função de distribuir fluxo; dessa forma, com a diminuição da volemia, há um prejuízo da função global cardiovascular.
O sangue, devido a sua complexidade, e o fato de ser composto por células que exercem funções específicas, pode ser chamado de tecido, do ponto de vista funcional. O sangue não é um líquido; ele se encontra em um estado fisiológiconormal, próximo à composição líquida, na verdade, mais próximo do estado de sol (gel diluído).
O segundo aspecto é a observação da composição do sangue, e a terceira é a avaliação da sua função.

Para se conhecer a composição do sangue, a forma mais comum é a sua análise bioquímica e celular, por meio do hemograma. O sangue é composto basicamente de água (aproximadamente 90%),e é dividido em plasma (60%) e células. Na centrifugação do sangue não-coagulado, ocorre essa divisão, podendo se verificar que a parte mais densa (celular) é composta, principalmente, por hemácias, sendo denominada hematócrito. Embora o hematócrito seja toda a parte celular do sangue não-coagulado, no ponto de vista prático, pode-se caracterizar o hematócrito como a quantidade de hemáciaspresente no sangue. O aumento do hematócrito significa o aumento na quantidade de glóbulos vermelhos no sangue, que pode ser derivado de uma policitemia (aumento do número de células do sangue), ou devido à perda de líquido sangüíneo. A contagem dos hematócritos é feita em relação ao plasma (parte líquida do sangue): proporção do sangue total ocupado pelos glóbulos vermelhos.

Os componentes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisiologia do sangue
  • Fisiologia do sangue
  • Fisiologia do sangue
  • Fisiologia do sangue
  • O sangue humano
  • Sangue Humano
  • Trabalho de fisiologia
  • Observação do sangue humano- relatório

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!