FISIOLOGIA DO EXERCICÍO ADAPTAÇÕES FISIOLOGICAS AO EXERCÍCIO FÍSICO

Páginas: 24 (5807 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014

FISIOLOGIA DO EXERCICÍO
ADAPTAÇÕES FISIOLOGICAS AO EXERCÍCIO FÍSICO









FISIOLOGIA DO EXERCICÍO
ADAPTAÇÕES FISIOLOGICAS AO EXERCÍCIO FÍSICO


Trabalho escrito à disciplina de Fisiologia do Exercício, para obtenção de notas para o 5º Período, Educação Física Licenciatura. Professora:

2014
IBIRITÉ

ADAPTAÇÕES FISIOLÓGICAS AO EXERCÍCIO FÍSICO
A realização do exercíciofísico constitui um estresse fisiológico para o organismo em função do grande aumento da demanda energética em relação ao repouso, o que provoca grande liberação de calor e intensa modificação do ambiente químico muscular e sistêmico. Em consequência disso, a exposição regular ao exercício físico ao longo do tempo (treinamento físico) promove um conjunto de adaptações morfológicas e funcionais queconferem maior capacidade ao organismo para responder ao estresse do exercício. Desta forma, após essas adaptações um exercício de mesma intensidade absoluta, provocaria menores efeitos agudos após um período de treinamento.
É bom salientar que as adaptações físicas, bem como os efeitos crônicos, dependem, fundamentalmente, de uma adaptação periférica, envolvendo um melhor controle dedistribuição sanguínea e adaptações musculares.
FAZER ATIVIDADE FÍSICA PARA QUÊ?
A força muscular é fundamental para a saúde, para a manutenção de boa capacidade funcional e para atingir qualidade de vida satisfatória. Ela pode ser aumentada através de exercícios contra sobrecargas progressivas de trabalho com componente estático cada vez mais elevado (sem ultrapassar 50-60% da força de contração voluntáriamáxima). Nos últimos anos, o treinamento complementar de força passou a fazer parte dos programas de reabilitação cardíaca, ajudando a melhorara resistência muscular, a função cardiovascular, o metabolismo, os fatores de risco coronariano e o bem-estar geral. O exercício físico trás varias melhorias aos sistemas do nosso corpo, como:
Frequência Cardíaca
O treinamento aeróbico reduz tanto afrequência cardíaca em repouso como durante o exercício realizado em cargas submáximas de trabalho. Esses efeitos são devidos à redução da atividade simpática, aumento da atividade parassimpática, mudança no marca-passo cardíaco ou mesmo melhora da função sistólica. Apesar de o treinamento físico induzir melhora na potência aeróbica máxima, ele não modifica de modo apreciável a frequência cardiacamáxima.
Pressão Arterial
O treinamento físico reduz a pressão arterial de repouso e durante exercício submáximo. Da mesma forma que ocorre com a frequência cardíaca, o treinamento físico parece provocar pouca alteração na pressão arterial máxima aferida no pico do esforço.
Consumo De Oxigênio
O consumo máximo de oxigênio (Vo2 Max) avalia de forma específica a capacidade aeróbica de um indivíduo. Osistema de transporte de oxigênio sofre uma adaptação favorável com o treinamento físico, que se exterioriza através de maiores valores de VO2 máx. O treinamento físico aumenta a diferença arteriovenosa de oxigênio através do aumento da volemia, da densidade capilar, do débito cardíaco e da extração periférica de oxigênio durante o exercício.
Função Ventricular
Para uma mesma intensidade deesforço submáximo, o indivíduo treinado apresenta o mesmo débito cardíaco, porém à custa de frequência cardíaca mais baixa e volume sistólico maior. A maior extração periférica de oxigênio durante o exercício pode permitir que o indivíduo treinado alcance a mesma intensidade de exercício com menor débito cardíaco. Como a frequência cardíaca no esforço máximo é semelhante no indivíduo treinado e nodestreinado, o aumento do débito cardíaco ocorre devido a aumento no volume sistólico.
Metabolismo
Com o treinamento físico, a musculatura esquelética desenvolve grandes adaptações na densidade capilar, na estrutura proteica miofibrilar e na sua composição enzimática. Isso resulta em maior eficiência na utilização de lipídios como substrato energético, retardando a utilização de glicogênio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Adaptações ao exercicio fisico
  • Exercício Físico e Adaptações Metabólicas
  • Alterações fisiológicas e anatômicas do exercício físico
  • Fisiologia do Exercício Físico e Pressão Arterial
  • exercicio de fisiologia
  • Fisiologia do Exercicio
  • Exercicio Fisiologia
  • Fisiologia Exercicio

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!