Fisiologia do coração

Páginas: 17 (4162 palavras) Publicado: 15 de maio de 2014
MODULO 1. O USO DA LINGUAGEM E O USO DA RAZÃO.
Falar é próprio dos seres humanos, já que os animais não falam. Aristóteles ao afirmar, em suaPolítica, que o homem é um animal político sustenta sua tese no pressuposto que o homem é o único que possui linguagem, enquanto os animais apenas expressam dor ou prazer através de sons. E por que a linguagem é importante? Segundo o filósofo ErnstCassirer, o uso e o entendimento da linguagem possibilitam o verdadeiro “abre-te-sésamo” que permite a entrada no mundo da cultura humana e o seu desenvolvimento.
         A linguagem é composta por um sistema de signos. O que é um sistema? O que são signos?  Um sistema é um conjunto de elementos organizados, neste caso os elementos são os signos. Os signos são elementos que designam outros elementos.Por exemplo, a palavra árvore está no lugar do objeto árvore, o número 3 está no lugar quantidade real de três coisas e assim por diante.
         A palavra razão, na sociedade ocidental, tem origem em duas fontes: o termo latino ratio e o termo grego logos. Segundo Chauí, em Convite à Filosofia (1997), ambos os termos são substantivos originados de dois verbos com sentidos semelhantes em grego elatim. “Logos vem do verbo legein, que quer dizer: contar, reunir, juntar, calcular. Ratiovem do verbo reor, que quer dizer: contar, reunir, medir, juntar, separar, calcular” (1997, p.59) E o que fazemos, questiona Chauí, “quando medimos, juntamos, separamos, contamos e calculamos?” Pensamos com medida e proporção, pensamos de forma ordenada (1997, p.59).

Exercício 
Leia o texto a seguir,reflita com atenção e escolha as afirmativas que se referem corretamente às questões suscitadas pelo texto.
 “Como dizemos freqüentemente, a natureza não faz nada em vão; ora, o homem é o único entre os animais a ter linguagem [logos]. O simples som é uma indicação do prazer ou da dor estando, portanto, presente em outros animais, pois a natureza destes consiste em sentir o prazer e a dor e emexpressá-los. Mas a linguagem tem como objetivo a manifestação do vantajoso e do desvantajoso, assim sendo do justo e do injusto. Trata-se de uma característica do homem ser ele o único que tem o senso do bom e do mau, do justo e do injusto, bem como outras concepções deste tipo” (ARISTÓTELES, Política).
I A linguagem é própria dos seres humanos.
II Os animais compreendem a linguagem humana.
III Osanimais expressam dor ou prazer através de sons.
IV Através da linguagem o ser humano manifesta o que acha bom, mau, justo ou injusto.
Assinale alternativa que possui a(s) afirmação(ções) correta(s):
a) Apenas I e III
b) Apenas II e IV
c) Apenas I, II e III
d) Apenas I, III e IV
e) I, II, III e IV
Comentário da alternativa correta:
As proposições I, III e IV estão de acordo com o texto. Osanimais não compreendem a linguagem humana, já que para isso seria necessário compreender o seu sentido simbólico.
 
MODULO 2. A ATITUDE CIENTÍFICA E A RAZÃO INSTRUMENTAL.
A partir do século XVII, com Galileu Galilei, tem início a moderna concepção de ciência com sua separação da Filosofia. Galileu em seus estudos de astronomia faz uso da luneta para observar os astros e nas suas investigaçõesde física recorre ao uso de matematização e experiências.
Com a tendência crescente de valorização da razão e de um saber ativo, o método científico foi se desenvolvendo e sendo adaptado a outros campos do conhecimento originando outras ciências particulares, como a astronomia, a química, a biologia, a sociologia, entre outras.
         Enquanto o senso comum produz um conhecimento superficiale impreciso, a ciência busca um conhecimento preciso e objetivo, que possa ser comprovado, dessa forma, utiliza um método. A palavra método vem do grego meta, “através de” e hodós, “caminho”, portanto, indica a necessidade de buscar procedimentos adequados para atingir determinado objetivo. Faz-se necessário trilhar um caminho para atingir um objetivo, no caso da ciência a elucidação de um...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisiologia do coração
  • fisiologia do coração
  • fisiologia do coração
  • fisiologia do coração
  • Fisiologia do coraçao
  • Fisiologia do coração
  • Fisiologia do Coração
  • Fisiologia do coração

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!