Fisiologia Digestório

Páginas: 30 (7389 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
Fisiologia do Sistema Digestório
Os alimentos são usados na obtenção de elementos essenciais ao organismo, mas como fazemos reservas energéticas, não precisamos nos alimentar toda hora. Os sentidos (olfato, visão, paladar) nos ajudam na seleção dos alimentos. A quantidade de alimento ingerido é controlada pela sensação de fome e saciedade.
Sequência: Ingestão do alimento (PTN, gordura,carboidratos) > redução do alimento em moléculas menores > digestão > absorção (região mais absortiva é o intestino delgado) > excreção anal.
O sistema gastrointestinal (SGI) é formado do trato gastrointestinal (é um grande tubo que começa na boca e termina no ânus. Sua luz está em contato com o meio externo e os órgãos são separados por esfíncteres, para manter a direção céfalo-caudal do boloalimentar controlado por estímulos nervosos) + órgãos anexo (glândulas, fígado, pâncreas e vesícula biliar) que lançam enzimas para ajudar na digestão.
SGI apresenta Quatro processos:
-motilidade: condução, trituração e mistura com enzimas digestivas. Íntima associação entre o trato alimentar e a corrente sanguínea para que os nutrientes cheguem a todo o corpo.
-secreção: contém enzimas, íons eeletrólitos lançados na luz do tubo.
-digestão: torna macromoléculas em coisas menores. Transformação química e física.
-absorção intestinal (íntima ligação com o sistema circulatório, maior parte realizada no intestino delgado) e excreção.

Rede Neural Intrínseca do Trato gastrointestinal (S.N. Entérico)
É um ramo do SNA que está na parede de todo o tubo digestivo e controla todas as funçõesmotoras, secretoras e endócrinas do SGI.
O SNE é formado pelos plexos ganglionares maiores ou intramurais e pelos plexos aganglionares. Os plexos ganglionares são o mioentérico (controle dos movimentos) e o submucoso (controle das secreções e do fluxo sanguíneo). E os aganglionares são os terciários e rugosos.
Os plexos se comunicam entre si. Os plexos ganglionares fazem sinapse com fibrasnervosas aferentes e eferentes do SNA. Esses plexos ganglionares contêm interneurônios que conectam as sinapses entre a fibra sensorial que tem os receptores na parede do trato gastrointestinal (TGI) e neurônios motores ou secretores que conduzem a informação do SNA para o trato gastrointestinal.
O Sistema Nervoso Extrínseco, que é o Sistema Nervoso Autônomo, se divide em Parassimpático e simpático.O SNA simpático libera noradrenalina (efeito inibitório no TGI), enquanto o parassimpático libera acetilcolina (efeito estimula tório sobre o TGI). O primeiro faz sinapse com os gânglios, que se comunica com os plexos e estes com os órgãos, enquanto o segundo se comunica direto com os plexos.
O SNA age como um regulador extrínseco do SGI.
-Reflexos: existem 2 tipos, longo e curto, desencadeadaspor terminações nervosas sensitivas. São do tipo quimiorreceptores e mecanoreceptores.
No reflexo longo, ocorre a sensibilização dos receptores da parede e a mensagem passa para uma fibra aferente que leva a sms para o SNA e de lá sai uma fibra eferente para os plexos. Já no reflexo curto, a sensibilização dos receptores da parede passa diretamente para os plexos. Já o reflexo curto leva oestímulo para o próprio SN entérico.
-Regulação do SGI neuro-hormonal:
Ocorre uma regulação neuro-hormonal, na qual uma célula nervosa estimula uma célula endócrina (para células vizinhas) a liberar o hormônio ou uma célula parácrina a liberar uma secreção que atua nas células próximas e, por isso, não cai na corrente sanguínea.
Hormônios:
1. Colecistocinina (CCK): produzido pela célula I damucosa do duodeno. Estimula secreção enzimática pelas células acinares do pâncreas, contração da vesícula biliar e abertura do esfíncter de Oddi (está no ducto da vesícula biliar), retardam o esvaziamento gástrico, aumenta o número de células (efeito trófico) do pâncreas exócrino e potencializa a ação da secretina. Diminui a tonicidade do quimo, porque as substâncias presentes nele vão sendo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisiologia do Sistema Digestório
  • fisiologia da sistema digestorio
  • Trabalho de Fisiologia do sistema digestorio
  • Fisiologia sistema digestório
  • Fisiologia do Sistema Digestório
  • Resumo fisiologia digestório
  • Fisiologia do Sistema Digestório
  • Fisiologia do sistema urinário e digestório

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!