Fisiologia de encéfalo

Páginas: 7 (1617 palavras) Publicado: 8 de janeiro de 2013
DIVISÕES DO ENCÉFALO

1.Tronco encefálico:

Formado pela medula oblonga (bulbo), pela ponte e pelo mesencéfalo, o tronco encefálico conecta o cérebro à medula espinal. Além de coordenar e integrar as informações que chegam ao encéfalo, ele controla a atividade de diversas partes do corpo. Possuindo três funções gerais: Receber informações sensitivas de estruturas cranianas e controle dosmúsculos da cabeça; contém circuitos nervosos que transmitem informações da medula espinhal até outras regiões encefálicas e, em direção contrária, do encéfalo para a medula espinhal e regular a atenção.

1.aMedula oblonga (Bulbo)

A medula oblonga participa na coordenação de diversos movimentos corporais e possui importantes centros nervosos. Nela localiza-se o centro respiratório, muitoimportante para a regulação do ritmo respiratório.
Em razão de sua importância com relação às funções vitais, a medula oblonga é muitas vezes chamada de centro vital.
Relaciona-se também com funções vitais como os batimentos cardíacos e a pressão arterial, e com alguns tipos de reflexos como mastigação, movimentos peristálticos, fala, piscar de olhos, secreção lacrimal e vômito. Sendo assim umapancada nessa área ou a sua compressão por parte do cerebelo, que se encontra posteriormente, pode causar morte instantânea, paralisando os movimentos respiratórios e cardíacos.

1.bPonte de Varólio

Imediatamente anterior a medula oblonga, as suas funções são muito semelhantes às do bulbo, do qual não é mais que uma continuação. Toda a informação nervosa proveniente da medula espinal atravessaestas duas zonas do encéfalo.

1.cMesencéfalo

Está envolvido na recepção e coordenação de informações sobre a postura corporal.
Importante para o movimento ocular e o controle postural subconsciente e em ações como o ciclo de despertar/sono e a filtragem de estímulos sensoriais para discriminar os estímulos relevantes dos estímulos irrelevantes que regula a consciência.

2. CerebeloO cerebelo fica localizado ao lado do tronco encefálico, abaixo do cérebro, uma zona dorsal de crescimento maior, a partir da ponte de Varólio, e funciona um pouco como um maestro, recebendo cópias das ordens enviadas aos músculos pelo cérebro e informações vindas dos músculos e articulações. Pode, assim, comparar os comandos com os efeitos motores obtidos, "afinando" as ordens do cérebro para umamelhor atuação motora.
É responsável pelo controle dos movimentos (equilíbrio e postura) e do tônus muscular, bem como a aprendizagem motora (andar, correr, pular, andar de bicicleta e outros). Controla/influencia os neurônios motores e córtex motor. Lesões cerebelares determinam erros no planejamento e execução do movimento.
Sua função está relacionada com a regularização do tônus muscular.Controla a harmonia dos movimentos da musculatura esquelética.

3.Diencéfalo

Zona central do encéfalo médio, composta por uma estrutura superior - tálamo - e uma inferior - hipotálamo. O tálamo é o receptor da informação sensorial enviada para o telencéfalo, enquanto o hipotálamo regula numerosas funções fisiológicas (regulação das condições do meio interno do corpo) e "apetites" biológicos(dor, prazer, sexo, etc.) através da regulação hormonal.

3.aHipotálamo

Tendo como função regular determinados processos metabólicos e outras atividades autônomas. O hipotálamo liga o sistema nervoso ao sistema endócrino sintetizando a secreção de neuro hormônios (também chamado de "liberador de hormônios") sendo necessário no controle da secreção de hormônios da glandula pituitária — entreeles, liberação do hormônio gonadotropina(GnRH). Os neurôniosque secretam GnRH são ligados ao sistema límbico, que está envolvido principalmente no controle das emoções e atividade sexual. O hipotálamo também controla a temperatura corporal, a fome, sede, e os ciclos circadianos.
O hipotálamo, também constituído por substância cinzenta, é o principal centro integrador das atividades dos órgãos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Éncefalo
  • encefalo
  • Encefalo
  • Encéfalo
  • encefalo
  • Encéfalo
  • Encéfalo
  • Encéfalo e suas Estruturas

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!