Fisiologia cardiovascular integrada: um exercício de laboratório

Páginas: 11 (2552 palavras) Publicado: 5 de abril de 2013
FISIOLOGIA CARDIOVASCULAR INTEGRADA: UM EXERCÍCIO DE LABORATÓRIO

Rahul D. Patil, Sangeeta V. Karva, and Stephen E. Dicarlo Department of Physiology, Northeastern Ohio Universities, College of Medicine, Rootstown, Ohio.

AM.J.PHYSIOL.265 (ADV. PHYSIOL. EDUC. 10): S20-S31, 1993

Traduzido por: Profa. Danusa Dias Soares
Adapatado por: Prof. Luiz Oswaldo C. Rodrigues e Profa.Danusa Dias Soares
Examinar as respostas hemodinâmicas ao exercício fornece uma oportunidade única de analisar e integrar a fisiologia cardiovascular, pois aprende-se mais sobre como um sistema funciona quando este é forçado a trabalhar, do que quando está em repouso. Nós desenvolvemos um exercício de laboratório que examina as respostas cardiovasculares ao exercício, em um indivíduo sedentário,um atleta, um indivíduo com quadriplegia e um indivíduo com coração transplantado. Estas populações especiais foram escolhidas devido às suas limitações e adaptações específicas, as quais influenciam diretamente a função cardiovascular. São fornecidos dados anatômicos e fisiológicos básicos sobre estas populações especiais, e os estudantes são desafiados a analisar e assimilar informações degráficos, a responder questões, fazer cálculos e plotar gráficos. As respostas para as perguntas feitas são fornecidas no APÊNDICE.


INFORMAÇÕES BÁSICAS

As respostas cardiovasculares durante o exercício dinâmico são examinadas em quatro homens (30 anos de idade, 70 kg de peso) com limitações e adaptações específicas. Os indivíduos são diferentes no que refere à inervação para seus corações e vasossanguíneos, à massa muscular disponível para o exercício e à eficiência do retorno venoso. A narrativa que se segue irá descrever as características específicas de cada indivíduo.

Indivíduo com Quadriplegia

O indivíduo com quadriplegia tem uma lesão espinhal transversa no nível C7-C8, resultando na perda do controle simpático e motor abaixo do nível da lesão. Entretanto, a inervaçãoparassimpática para o coração é mantida. Este indivíduo é limitado a realizar exercício com o braço (cicloergômetro p/ braço), o que influencia diretamente a carga máxima de trabalho, o retorno venoso e a função cardiovascular.

Indivíduo com Transplante Cardíaco

O indivíduo com transplante cardíaco pode ser diretamente contrastado com o indivíduo com quadriplegia. O coração doado é livre de todainervação simpática e parassimpática. Entretanto, ao contrário do indivíduo com quadriplegia, este indivíduo possui função motora completa: utiliza completamente a bomba muscular venosa e, pode assim, utilizar-se do mecanismo FRANK-STARLING e exercitar-se em uma carga de trabalho muito mais elevada.

Indivíduo Sedentário

O indivíduo sedentário não possui nenhuma limitação significativa. Esteindivíduo, é claro, possui inervação completa para o coração e circulação e possui, desta maneira, respostas cardiovasculares diferentes daquelas dos indivíduos com quadriplegia e coração transplantado.

Indivíduo Treinado Aerobiamente

O atleta possui adaptações anatômicas associadas ao treinamento físico: maiores volume de ejeção, débito cardíaco e consumo de oxigênio durante o exercício, semqualquer alteração na frequência cardíaca máxima. Além disso, possui frequência cardíaca de repouso mais baixa e volume de ejeção de repouso mais elevado. Estas adaptações anatômicas e autonômicas fazem com que este indivíduo esteja especificamente adaptado para realizar exercício, enquanto mantém sua homeostase.


O Exercício

Frequência Cardíaca (FC)

A Figura 1 apresenta a relação entrea FC e o aumento da intensidade do exercício, expressa como o consumo de oxigênio necessário para realizar o trabalho (VO2). A FC está sob influência do sistema nervoso autônomo: diminuições na atividade cardíaca parassimpática eferente e/ou aumentos na atividade cardíaca simpática eferente aumentam a FC. No início do exercício, existe uma ativação simultânea, mediada centralmente, pelos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Exercicio fisiologia cardiovascular
  • fisiologia do exercicio cardiovascular
  • 1 gabarito exercicios fisiologia cardiovascular
  • Fisiologia cardiovascular
  • Fisiologia Cardiovascular
  • Fisiologia cardiovascular
  • Fisiologia cardiovascular
  • Fisiologia Cardiovascular

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!