Fisiologia Anirretal

2963 palavras 12 páginas
Fisiologia anorretal
Uma boa continência anal, ou anorretal é caracterizada pela capacidade de perceber, armazenar, e evacuar, eficientemente e sem dificuldade, o conteúdo retal em local e momento convenientes.
Os problemas relacionados à continência anorretal podem ser relacionados à dificuldade de perceber, reter ou de evacuar as fezes.
Vilosidades Intestinais
O intestino é coberto por pequenas dobras chamadas de vilosidades. Elas tem a função de aumentar o contato dos nutrientes com o intestino melhorando assim o aproveitamento dos mesmos.
Tratamento
O sucesso no tratamento dos problemas relacionados à continência anorretal vai depender da precisão no diagnóstico, ou seja, no conhecimento da causa exata do problema. A primeira etapa é descobrir se a falha está na percepção das fezes, no armazenamento delas ou na sua evacuação.
Para problemas na percepção, o tratamento com fisioterapia costuma apresentar resposta bastante satisfatória e rápida. Estímulos da ampola retal podem ser feitos com balonetes, terapia manual, eletroterapia, e outras técnicas, de acordo com cada caso.
Já para os problemas no armazenamento (ou incontinência), o tratamento varia muito de acordo com cada caso. Quando o problema é causado pela ruptura de um esfíncter, por exemplo, a correção necessária pode ser cirúrgica.
Depois da cirurgia ou para os casos de incontinência, onde não há lesão muscular direta, ou onde esta lesão é mais moderada, a fisioterapia também apresenta resultados bastante satisfatórios, podendo regredir a incontinência em até 100%.
O fortalecimento muscular é, normalmente, o tratamento mais indicado para este tipo de incontinência: pode ser feito através de técnica manual, cones vaginais ou biofeedback.
Para o sucesso do fortalecimento, é fundamental que a musculatura enfraquecida seja identificada corretamente. Fortalecer uma musculatura que já tem dificuldade de relaxar também é caminho certo para piorar o problema.
Disturbios anorretais
FISSURA ANAL

Relacionados