Fisio_vitaminas

581 palavras 3 páginas
A palavra vitamina foi registada em 1911 por Casimir Funk. Este bioquímico conseguiu isolar uma substância que prevenia a inflamação dos nervos (neurite) em galinhas criadas com uma dieta deficiente nessa substância. Deu o nome de vitamina porque acreditava que era essencial para a vida (vital) e que, quimicamente, era uma amina. Mais tarde foi reconhecido que as vitaminas não têm de ser necessariamente aminas.
Antes do século 20, as causas dessas doenças, como opelagra, o beriberi, o escorbuto, a cegueira noturna, o raquitismo e a anemia perniciosa, não eram conhecidas. 1906 => Frederick Gowland Hopkins - fatores acessórios nos alimentos • 1911 => Casimir Funk descobriu na casca do arroz um "fator anti-beriberi“. Como a substância era uma amina, Funk a denominou de "vital amin" (ou amina vital), que acabou sendo abreviada para "vitamina"

As vitaminas são substâncias que formam um grupo de quatorzecompostos orgânicos essências ao ser humano, as quais, introduzidas no organismoem pequenas quantidades, participam da regulação do metabolismo e facilitam oprocesso de transferência energética e a síntese dos tecidos orgânicos, ou seja, asvitaminas desempenham importante papel na manutenção da saúde, nocrescimento, na defesa contra as infecções, na nutrição, favorecendo a assimilaçãodos alimentos. A falta delas na alimentação do homem determina estados mórbidosdefinidos: xerofitalmia, beribéri, anemia, escorbuto, raquitismo etc.

Beribéri : Doença severa. Em crianças causa taquicardia, vômitos e convulsões.
Causa degeneração de neurônios, manifestada por debilidade muscular, perda de reflexos, insuficiência cardíaca, edemas, falta de apetite.

As vitaminas são substâncias orgânicas que são necessárias, em quantidades muito reduzidas, para muitos dos processos essenciais do nosso organismo. Geralmente, apenas são necessários alguns miligramas (mg) ou microgramas (µg) por dia, mas estas quantidades são essenciais para a saúde.
A maioria das vitaminas não podem ser

Relacionados