fisiii

291 palavras 2 páginas
A destilação é um processo de separação de líquidos miscíveis muito importante na rotina laboratorial e industrial. Tal técnica se baseia na separação de fases líquido/gás devido a diferença de volatidade dos componentes da mistura miscível. Por sua vez, a volatilidade de uma substância química está, intimamente, ligada a sua pressão de vapor em dada condição ambiental. É dada a seguinte tabela de pressão de vapor para éter, álcool e água:

Composto

Pressão de vapor (mmHg) (25°C)

(C2H5)2O

545 (éter)

C2H5OH

65 (álcool)

H2O

24

Com base nos dados apresentados na tabela acima e no conceito de pressão de vapor e sua relação com a temperatura de ebulição em um sistema foram efetuadas as seguintes afirmações:

I. O éter etílico apresenta interações moleculares menos intensas que o álcool etílico e, por conta disso, apresenta maior pressão de vapor.I. O éter etílico apresenta interações moleculares menos intensas que o álcool etílico e, por conta disso, apresenta maior pressão de vapor.
II. A 1 atm, a temperatura de ebulição da água é menor que a do álcool etílico, uma vez que, apresenta menor pressão de vapor.
III.Duplicando-se a quantidade de líquido contido em um recipiente fechado, a temperatura constante, a pressão de vapor desse líquido duplicará.
IV. A pressão de vapor de um líquido varia com a temperatura até atingir a chamada pressão máxima de vapor (Po). Estão corretas as afirmações:
A
I e II
B
II e III
C
I, II e III
D
I, III e IV
E
I, II e

Relacionados

  • LISTA1 DE FISIII 2S2015
    551 palavras | 3 páginas