fisico quimica

Páginas: 6 (1338 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
TEORIA CINETICA MOLECULAR

As leis de gás desenvolvidas por Boyle, Charles e Gay-Lussac, estabeleceu que as principais relações entre pressão volume e temperatura de um gás baseassem em observações empíricas e descrever o comportamento de gases em termos macroscópicos.

A teoria cinética molecular consiste em cinco postulados que descrevem o comportamento das moléculas de um gás. Essassuposições são baseadas em algumas noções físicas e químicas muito simples e básico, mas também envolver alguns pressupostos para simplificar os postulados.

Postulados da teoria cinética molecular
Estes são os principais postulados da teoria cinética molecular:

1-Um gás é constituído por um conjunto de pequenas partículas que se movem com movimento retilíneo e obedecer às leis de Newton.2-As moléculas de gás não ocupam volume.

3-Colisões entre moléculas são perfeitamente elástica (o que significa que você não ganhar ou perder energia durante a colisão).

4-Não há atração ou forças de repulsão entre moléculas.

5-A energia cinética média de uma molécula é 3kT / 2 (em que T é a temperatura absoluta e k é a constante de Boltzmann).

Quais são esses princípios?
Conforme como modelo de cinética molecular é tida como válida hoje, como dissemos, todo o material que nós vemos é composto de pequenas partículas chamadas moléculas. Estas moléculas estão em movimento contínuo e está sujeito a força de coesão entre as moléculas do mesmo material. No meio há uma lacuna, uma vez que estão em constante movimento.

Quando as moléculas são próximas umas das outras e se moverde uma posição fixa, as forças de coesão são muito grandes. É o estado sólido da matéria. No entanto, quando a força mais separada e coesa é mais baixa, o que lhes permite mudar de posição livremente, independentemente, na presença de um líquido.

No estado gasoso, as moléculas são completamente separadas umas das outras e mover-se livremente. Aqui não há força de coesão.

A energia domaterial, a sua força de coesão e movimento das moléculas depende da temperatura. Por isso o torna através de uma substância de líquido para gasoso e sólido para líquido, se aplicar a quantidade de energia necessária na forma de temperatura.

A referida teoria também descreve o comportamento e as propriedades dos gases. Todos os gases são formados por moléculas que se encontram em movimento contínuo.É um movimento rápido, direto e aleatório. As moléculas de gás são muito distantes e não exercem forças sobre outras moléculas, exceto quando ocorre uma colisão.
As propriedades de gás são descritas em termos de moléculas a pressão, volume, temperatura e quantidade de. Estes são os parâmetros usados para definir a gás.

LEIS DOS GASES

O estudo dos gases teve início com Torricelli, quandomediu sua pressão e apresentou adequadas explicações sobre o fenômeno.

A primeira pessoa a utilizar o termo gás foi Jean-Baptiste, um naturalista belgo, alquimista e químico.

O termo gás vem do grego caos e significa espaço vazio.

O gás tem como característica principal ocupar totalmente o volume do recipiente que o hospeda, independentemente de sua quantidade.

Isso acontece porque osgases se comportam de forma desordenada em virtude do grau de liberdade que possuem, ocupando totalmente o volume do recipiente a ele oferecido.

Outra característica dos gases é sua grande capacidade de compressão.
RELAÇÃO PRESSÃO-VOLUME: LEI DE BOYLE
Para a realização de seus experimentos com gases, Boyle usou um tubo em forma de J. Certa quantidade de gás é presa em um tubo atrás de umacoluna de mercúrio. Boyle variou a pressão no gás adicionando mercúrio ao tubo. Ele descobriu que o volume do gás diminuía conforme a pressão aumentava. Por exemplo, dobrar a pressão provocava diminuição do volume para metade de seu valor original.
A lei de Boyle, que resume essas observações, afirma que: “O volume de certa quantidade fixa de um gás mantido à temperatura constante é inversamente...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisico quimica
  • Fisico-Quimica
  • Físico-quimica
  • fisico quimica
  • Fisico quimica
  • Fisico quimica
  • Fisico quimica
  • Fisico-quimica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!