fisico quimica

Páginas: 5 (1131 palavras) Publicado: 1 de junho de 2014

FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAI ROBERTO MANGE
CURSO TECNICO DE QUÍMICA INDUSTRIAL






FÍSICO-QUÍMICA


Trabalho apresentado ao Profº
Thiago Corrêa como exigencia
Da disciplina de Físico-QuímicaAnápolis- Junho
2014
Introdução

Neste trabalho irei abordar sobre os seguintes experimentos: Equílibrio Químico, Fogo no papel (dinheiro), A varinha mágica e Pasta de dente de elefante. O equilíbrio Químico ocorre quando, em uma reação reversível, a velocidade dareação direta é igual à velocidade da reação inversa. Uma vez atingido o estado de equilíbrio, asconcentrações de reagentes e produtos permanecem constantes. E no instante em que a velocidade da reação direta se iguala a velocidade da reação inversa, o sistema atinge o estado de equilíbrio. Um dos princípios mais importantes é que todas as reações químicas sãoreversíveis. Sempre que uma reação química tem início, os produtos começam a se formar e, estes reagirão entre si e formarão os reagentes novamente. Após um intervalo de tempo pode-se observar que ocorre um equilíbrio entre a formação de reagentes e produtos. Equilíbrio químico é quando a velocidade da reação direta é igual a da reação inversa. Neste caso, os processos continuam a ocorrer, porém emsentidos opostos. Todos os sistemas químicos apresentam velocidades iguais para as reações diretas e inversas e, cujos participantes têm suas concentrações inalteradas. Normalmente, podemos dizer que o equilíbrio químico, a uma temperatura e pressão constantes, pode ser deslocado no sentido de obtermos maior formação de produtos, seja pela adição de mais reagentes, seja pela retirada de um dosprodutos do sistema (homogêneo) em equilíbrio.
Varinha Mágica: Naturalmente, existem muitas reações químicas em que é comum observar uma elevação de temperatura.  Essas reações são conhecidas como exotérmicas cujo calor é liberado quando os reagentes passam produtos. Os reagentes começam com um estado de energiamais alto do que os produtos, então a energia é liberada durante a reação. 
A experiência de química denominada de “Pasta de dente de elefante” produz uma grande quantidade de espuma vinda da decomposição da água oxigenada com um catalisador. A velocidade de uma reação química depende de uma série de fatores, Entre esses fatores, temos o uso de catalisadores, que são substâncias capazes deaumentar a velocidade com que uma reação química ocorre, sem, contudo, participar como reagente.








-Equilíbrio Químico
Materiais
Balão volumétrico
Gelo
Pipeta

Reagentes

Ácido Nítrico
Cobre metálico
Procedimento
1 Pipetou-se na capela, 5 ml de ácido nítrico no balão volumétrico.
2 Colocou-se um pedaço de cobre metálico no balão contendo acido e observou-se a reação.
3Inseriu-se o balão volumétrico em um recipiente com gelo e observou-se
















TERMOQUÍMICA- REACAO EXOTERMICA E ENDOTERMICA
FOGO NO PAPEL (Dinheiro)
MATERIAIS
Recipiente de vidro
Pinça de metal
50ml de álcool isopropílico (isopropanol)
50ml de água destilada
Uma tira de papel
Isqueiro
 Notas de dinheiro

Procedimentos
1- Em um recipiente adicionou-se 50 mlde agua destilada e 50 ml de álcool isopropílico. Em seguida agitou-se
2- Segurou-se a cédula com pinça
3- mergulhou-se toda a cédula com a solução. Eventuais áreas que não absorveu o líquido foram queimadas durante a combustão do álcool.
4 – Deixou-se escorrer o excesso e ateou-se fogo

Resultados e Discussões
 O dinheiro pegou fogo, mas não se queimou porque ao atear fogo na mistura de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisico quimica
  • Fisico-Quimica
  • Físico-quimica
  • Fisico quimica
  • Fisico quimica
  • Fisico quimica
  • Fisico-quimica
  • fISICO QUIMICA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!