Fisicas

Páginas: 4 (788 palavras) Publicado: 3 de maio de 2015
 Introdução teórica

A origem da força de atrito é de natureza electromagnética, e deve-se à interação entre as nuvens electrónicas dos átomos localizados nas zonas de contato entre os corpos. As"superfícies" aparentemente planas de materiais não o são de fato, estão cheias de altos e baixos com "picos" que podem atingir vários milhares de raios atómicos.
Observe na figura abaixo asirregularidades que existem no contato entre o bloco e a superfície:


Quando duas "superfícies" de dois sólidos são postas em contacto, há de facto apenas uma pequena superfície de contacto entre eles. Nessaspequenas regiões de contacto os materiais ficam "soldados": os picos aderem uns aos outros em virtude das forças de coesão inter-moleculares. Mas quando os materiais são empurrados um em relação aooutro, esses inúmeros mas minúsculos "pontos de soldagem" entram em ruptura, dando lugar a outros à medida que novos contactos vão sendo realizados.
A força de atrito surge em sentido contrário aomovimento de um objeto e são paralelas a superfície. Ela pode ser estática, se o objeto está em repouso, ou dinâmica, se o objeto está em movimento.


Atrito Estático e Dinâmico
É possível distinguir doistipos de atrito entre a superfície de apoio e o corpo, consoante o corpo se encontre parado ou em movimento. Assim distingue-se atrito estático (que ocorre enquanto o corpo está parado sobre asuperfície de apoio) de atrito cinético (que ocorre quando o corpo se move sobre a superfície de apoio).
Faz-se esta distinção pois a Força de atrito toma valores diferentes consoante o corpo se encontreparado ou em movimento. Quando o corpo está parado, a Força de Atrito que ocorre entre este e a superfície de apoio é mais elevada do que a Força de Atrito que ocorre quando o corpo já está em movimento.Conclui-se por isso que a Força de Atrito Estático tem maior intensidade que a Força de Atrito Cinético.
Atrito Estático


Onde: F = força aplicada no bloco
A = força de atrito estático
 Repare que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisica
  • Física
  • Fisica
  • fisica
  • Fisica
  • Fisica
  • fisica
  • Física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!