Fisican

359 palavras 2 páginas
O ser humano sempre precisou de luz para enxergar as coisas que estão a sua volta. Sem ela, sabemos que é praticamente impossível viver.

A óptica geométrica se preocupa em analisar a trajetória da propagação da luz. Nesse artigo vamos expor os princípios ou leis que regem essa parte da Física. Lembrando que esses princípios são enunciados para um único raio de luz, mas que podem valer também para os feixes luminosos.

- Princípio da independência dos raios luminosos

A figura abaixo nos mostra duas lanternas dispostas de modo que os raios de luz se cruzem. O princípio da independência dos raios luminosos diz que os dois raios de luz, ao se cruzarem, seguem cada um

Princípio da reversibilidade dos raios luminosos

Esse princípio diz que a trajetória seguida pelo raio de luz, em um sentido, é a mesma trajetória quando o raio de luz troca o sentido de percurso.

O raio percorre um caminho num sentido na figura A; e percorre o mesmo caminho em sentido oposto, na B
O raio percorre um caminho num sentido na figura A; e percorre o mesmo caminho em sentido oposto, na B Por exemplo, é em razão desse princípio que o motorista de um automóvel pode ver um passageiro que está sentado no banco de trás do carro e o passageiro pode ver o motorista utilizando o mesmo espelho.

- Princípio da propagação retilínea dos raios luminosos

O princípio da propagação retilínea diz que todo raio de luz percorre trajetórias retilíneas quando em meios transparentes e homogêneos. Lembrando que raio de luz é um segmento de reta orientado e que está associado à direção e ao sentido de propagação da luz.
Reflexão da luz – Ocorre quando a luz incide em uma superfície que separa dois meios e, em seguida, volta ao meio original. A reflexão pode ser difusa ou espetacular.

- Reflexão difusa – Acontece em todas as direções. Acontece quando a reflexão é produzida por todos os corpos que não apresentam uma superfície polida como um espelho.

- Reflexão especular – Acontece quando o feixe de luz

Relacionados

  • QMSM
    3397 palavras | 14 páginas