fisicaaaaa

409 palavras 2 páginas
Roteiro de Laboratório – Física I
Faculdade Anhanguera – Unidade Sumaré
Prof. Rafael
Grupo - Nomes, RA

Experimento I – Medidas de Grandezas
Neste primeiro experimento de física, vamos aprender a usar o paquímetro para medir objetos, além de realizar tratamentos de dados experimentais. As atividades estão divididas em duas partes. Parte 1 - Bloco de alumínio
Na primeira parte, vamos calcular a densidade de blocos de alumínio. A densidade (ρ) é definida como a razão entre a massa (m) e o volume (V) de um objeto:

ߩൌ

݉
ܸ

(1)

Repita o procedimento abaixo para cada bloco de alumínio:
1) Para cada dimensão do bloco - A, B e C - faça 4 medidas em pontos diferentes da peça. Anote os valores na tabela. Lembre-se de indicar a unidade de medida de cada valor.
2) Calcule o valor médio de cada dimensão. Cuidado com o número de casas depois da vírgula: vai depender da precisão do seu instrumento de medida. No caso do paquímetro (precisão de
0,05mm ou 0,02mm), serão duas casas quando o número for representado em milímetros.

A

Bloco I
B

C

A

Bloco II
B

C

Média:

Média:

3) Use os valores médios para calcular o volume do bloco de alumínio. Em seguida, pese o bloco na balança. Calcule então a densidade do bloco, na unidade de g/cm3.

Bloco I
Volume
Massa
Densidade

Bloco II
Volume
Massa
Densidade
3) Compare as densidades obtidas com a densidade tabelada do alumínio (ρ = 2697 kg/m3). Cada valor obtido ficou abaixo ou acima do valor tabelado quantos por cento?
Resposta:

Parte 2 - Tarugo de aço
Como se representa corretamente o valor de uma medida experimental? Vamos realizar uma série de medidas do comprimento (L) e do diâmetro (D) de um tarugo de aço.

1) Faça 10 medidas de cada dimensão. Como o tarugo é irregular, deve-se medir em diferentes pontos da peça. É importante também que todos os membros do grupo façam medidas. Anote o valor das medidas na tabela abaixo.
2) Calcule o valor médio das

Relacionados

  • Fisicaaaaa
    400 palavras | 2 páginas