Fisica

Páginas: 12 (2824 palavras) Publicado: 18 de novembro de 2014
AS POLÍTICAS AMBIENTAIS NO BRASIL


1. Existe uma deficiência dramática no forma em que tratamos a natureza, com diferenças políticas e sociais extremas. Os conceitos de equilíbrio e capacidade de sustentação são fundamentais para entender a situação ambiental no Brasil. Para se e tender a escassez de recursos, deve-se também tentar entender o processo social através dela. Esta desordemecológica tem sido relacionada ao uso dos recursos naturais sem precedentes na história ao longo dos tempos. O limite de reivindicação não deve ter como base à idéia de equilíbrio e sim a noção de capacidade de sustentação. As atividades humanas tendem a simplificar o ecossistema e sua atividade e uma consciência ecológica conduz ao reconhecimento de que toda a atividade humana conduz a um custoecológico a ela vinculado. As dimensões da desordem ecológica na realidade Brasileira. 2.
2. O pensamento Brasileiro através de três dimensões da desordem ecológica:
2.1 Hierarquia
2.2 Paternalismo
2.3 Repressão e Autoritarismo.

3. O Primeiro refere-se ao processo da formação social no Brasil, sendo também extremamente formalista com regras e regulamentos mais importantes que fatos que conduz àprática clientelistas. A hierarquia da igreja e burocracia estatal são predominantes mesmo com domínio militar e a presença do patrimonialismo no desenvolvimento político Brasileiro no controle social, permanecendo acima das classes sociais. O Brasil transformou-se de uma sociedade agrária e mercantil dos tempos coloniais em uma das mais avançadas sociedades industriais e capitalistas do terceiromundo, mas sua formação social dificilmente perderá sua casta patrimonial, reforçando sua característica autoritária, resultando numa sociedade onde prima à distribuição de privilégios.

4.O regime militar instalado no Brasil depois de 1964 representa uma aliança da burguesia financeira e industrial com interesses multinacionais e o que tornou isso possível foi à existência de uma tecnocracia tantacivil como militar.

Os Posicionamentos do Governo Brasileiro diante da questão ambiental
O governo Brasileiro tem seu ponto de partida nas questões ambientais na conferencia das nações unidas sobre meio ambiente em Estocolmo 1972.
A acelerada industrialização e urbanização somada com o nível crescente da população aliada ao rápido esgotamento dos recursos naturais causavam um desconforto nospaíses desenvolvidos. Os posicionamentos do governo Brasileiros foram bastante claros, defendendo que o crescimento econômico não deveria ser sacrificado em nome de um ambiente mais puro. Reconhecendo a ameaça da poluição ambiental, sugerindo que os países desenvolvidos deveriam pagar pelos esforços dessa purificação. A soberania nacional não poderia ser sujeitada em nome de “Interesses ambientaismal definidos”.
O político burocrático relacionado às políticas ambientais pode ser abordado através da analise da secretária especial de meio ambiente (SEMA) e sua criação em 1971. O SEMA foi à resposta a uma situação emergencial, vindo a criar mais tarde um efeito duradouro em seu propósito. Nesse contexto a questão crucial se transforma em como administrar bem os conflitos, dificultando amaneira pela qual se inicia a cooperação entre os indivíduos .

5. O rápido crescimento econômico tem prioridade sobre a conservação, o conflito criado em torno da qualidade ambiental pode ser delineado na formação de duas dimensões de condutas. Investindo em politização de carências Transformando-as através de ação mobilizatórias, com possibilidades objetivas de reprodução da vida coletiva. Emoutro sentido, deliberadamente ou não se investiu na politização de um estigma do grande poluidor devastador, estampado no imaginário político da década, sendo incorporado no discurso político do estado. A visão positivista militar desintegrou-se no próprio seio das forças armadas, havendo uma socialização dos ônus, dos prejuízos e a privatização dos lucros advindos desse processo desencadeado...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisica
  • Física
  • Fisica
  • fisica
  • Fisica
  • Fisica
  • fisica
  • Física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!