fisica

Páginas: 8 (1799 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2014
CORRENTE ELÉTRICA
1) (Uerj 2007) A maioria dos relógios digitais é formada por um conjunto de quatro displays, compostos por sete filetes luminosos. Para acender cada filete, é necessária uma corrente elétrica de 10 miliamperes.






O primeiro e o segundo displays do relógio ilustrado a seguir indicam as horas, e o terceiro e o quarto indicam os minutos. Admita que esse relógioapresente um defeito, passando a indicar, permanentemente, 19 horas e 06 minutos. A pilha que o alimenta está totalmente carregada e é capaz de fornecer uma carga elétrica total de 720 coulombs, consumida apenas pelos displays. Determine o tempo, em segundos, para a pilha descarregar totalmente.
R: 0,5 h

2) (Unifesp 2005) Um condutor é percorrido por uma corrente elétrica de intensidade i = 800 mA.Conhecida a carga elétrica elementar, e = 1,6 × 10-19 C, determine o número de elétrons, por segundo, que atravessa uma seção normal desse condutor.
R: 5,0 × 1018 C

3) (UFPR) Através do filamento de uma lâmpada passam N.1016 elétrons durante 1,0s, quando ele é percorrido por uma corrente de 0,12 A. Considerando o módulo da carga dos elétrons igual a 1,6 × 10-19 C, determine N.
R: 7,5

4)(PUC 2004) A enguia elétrica ou poraquê, peixe de água doce da região amazônica chega a ter 2,5 m de comprimento e 25 cm de diâmetro. Na cauda, que ocupa cerca de quatro quintos do seu comprimento, está situada a sua fonte de tensão - as eletroplacas. Dependendo do tamanho e da vitalidade do animal, essas eletroplacas podem gerar uma tensão de 600V e uma corrente de 2,0A, em pulsos que duram cerca de3,0 milésimos de segundo, descarga suficiente para atordoar uma pessoa ou matar pequenos animais.
(Adaptado de Alberto Gaspar. "Física". v.3. São Paulo: Ática, 2000, p. 135)


Numa descarga elétrica da enguia sobre um animal, qual posse ser estimado o número de cargas elétricas elementares que percorre o corpo do animal, a cada pulso?
R: 4.1016 elétrons
5) (UNEB) A corrente elétrica em umcondutor metálico se deve ao movimento de:
A) íons do metal, no mesmo sentido convencional da corrente.
B) prótons, no sentido oposto ao sentido convencional da corrente.
C) elétrons, no sentido oposto ao sentido convencional da corrente.
D) elétrons, no mesmo sentido convencional da corrente.
E) prótons, no mesmo sentido convencional da corrente.

6) (PUC-SP) O filamento de uma lâmpadade incandescência é percorrido por uma corrente elétrica de 0,20 A. Sabendo que a lâmpada é mantida acesa durante 30 minutos, determine o valor da carga elétrica que passa pelo filamento durante esse intervalo de tempo.
R: 360 C

RESISTORES – Leis de Ohm

7) A tabela abaixo indica os valores de corrente elétrica e seus respectivos efeitos em seres humanos. A resistência elétrica de umapessoa varia de 1000 Ω a 500 000 Ω, dependendo das condições (umidade, salinidade, etc) no local de contato elétrico.









Considere que uma pessoa com resistência elétrica de 100 000 Ω leva um choque em uma rede elétrica de 120 V. A sensação produzida pela corrente na pessoa é:
a) perceptível mas indolor.
b) dor sem espasmo.
c) espasmo sem perda do controle muscular.
d)perda do controle muscular sem ser fatal.

8) (PUC RS 98) Se a resistência elétrica de um chuveiro é reduzida à metade, mantendo-se constante a vazão, a temperatura da água
a) aumenta, porque aumenta a corrente.
b) aumenta, porque diminui a corrente.
c) diminui, porque diminui a corrente.
d) permanece a mesma, porque a potência não foi alterada.
e) permanece a mesma, porque a tensão não foialterada.
9) Sabe-se que diferenças de potencial relativamente pequenas podem causar graves danos ao corpo humano, dependendo da resistência oferecida por este à passagem da corrente elétrica. O valor dessa resistência pode variar entre, aproximadamente 100kΩ, para a pela seca, e cerca de 1,00kΩ, para a pele molhada.
Frequentemente, pessoas levam choques elétricos ao tocarem em chuveiros mal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisica
  • Física
  • Fisica
  • fisica
  • Fisica
  • Fisica
  • fisica
  • Física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!