fisica

Páginas: 3 (539 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014
Nesse experimento estudamos os três processos de eletrização, atrito, contato e indução. Para demonstrar esses processos utilizamos: 01 eletroscópio de ponteiro; 01 copo de Faraday;01 discometálico com pino metálico para fixação para eletrização com contato; 05 canudos plásticos; 01 bastão de acrílico.
Foi recomendável afastar do eletroscópio de todo material condutor para impedir que exerçaminfluencia no funcionamento do mesmo, além de passa toalha na base do eletroscópio para que fique sem umidade. Colocar o ponteiro na posição de forma equilibrada. Fixar a placa circular metálica notopo do eletroscópio.
O procedimento foi dividido em três partes. 1. Friccionar um canudinho de plástico com papal toalha para carrega-lo negativamente (consultar a serie triboelétrica). Aproximar ocanudinho carregado de a placa circular ou da haste horizontal superior do eletroscópio. 2. Descarregar o eletroscópio fazendo aterramento com a mão. Carregar por fricção o canudinho plástico. Tocar oeletroscópio “ “ com o canudinho eletricamente carregado. 3 . Substituir o disco ou corpo condutor e fixar o corpo metálico (copo faraday) no borne localizado na parte superior do eletroscópio.Tocar com a mão a haste metálica do eletroscópio “ “ para descarrega-lo. Eletrizar por fricção um canudinho plástico com papel toalha e introduzi-lo no interior do copo metálico, sem encostar-se àsparedes nem fundo. Manter o canudinho carregado na posição inicial e tocar com a mão qualquer parte. Após poucos segundos, desencostar a mão e, após isso, afastar o canudinho.
Na primeira parte,identificamos a parte do eletroscópio, ‘’ ‘’ . Notamos o comportamento do ponteiro quando aproximado o canudinho carregado da placa circular ou da haste horizontal superior do eletroscópio que existe umaforça de repulsão. Quando a aproximado o canudinho do eletroscópio, o ponteiro se afastava (movimentava). Também é possível descobrir a carga de um corpo eletricamente carregado através de uso do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisica
  • Física
  • Fisica
  • fisica
  • Fisica
  • Fisica
  • fisica
  • Física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!