Fisica

Páginas: 6 (1315 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
1. Usina Hidrelétrica de Marmelos foi a primeira grande usina hidrelétrica da América do Sul, inaugurada em Juiz de Fora, Minas Gerais, no ano de 1889.
O empreendimento foi idealizado por Bernardo Mascarenhas, importante industrial de Juiz de Fora, fundador da Companhia Mineira de Eletricidade em 1888. A Usina de Marmelos foi projetada para atender não apenas as indústrias de tecidos doempresário, mas também para fornecer eletricidade à iluminação pública da cidade, antes alimentada a gás.
A usina está localizada no Rio Paraibuna, às margens da Estrada União e Indústria, outro importante marco da engenharia no Brasil no século XIX. O pioneirismo valeu a Juiz de Fora o título de "Manchester Mineira".
A crescente demanda por energia levou sucessivas expansões da usina, que atualmenteconta com uma potência instalada de 4 MW, sendo portanto uma PCH (Pequena Central Hidrelétrica), conforme a classificação adotada pela ANEEL atualmente.
A Companhia Energética de Minas Gerais adquiriu a hidrelétrica em 1980. Em 1983, a Usina de Marmelos foi tombada pelo patrimônio municipal de Juiz de Fora e transformada em espaço cultural. Foi instalado na edificação da usina o Museu de MarmelosZero, que desde 2000 é administrado pela Universidade Federal de Juiz de Fora.
Mapas da localização das Usinas de Cana de Açúcar e Distilarias de Álcool do Estado de São Paulo e suas Regiões Administrativas.

Estado de São Paulo
Usinas de Cana de Açúcar do Estado de São Paulo - 2010
Regiões Administrativas
Araçatuba - 2010
Barretos - 2010
Bauru - 2010
Campinas - 2010
Central - 2010Franca - 2010
Marília - 2010
Presidente Prudente - 2010
Ribeirão Preto - 2010
São José do Rio Preto - 2010
Sorocaba - 2010

Fluxo magnético - indução eletromagnética - sentido da corrente elétrica induzida
· Considere uma espira circular, quadrada ou retangular de ares S no interior de um campo magnético uniforme de indução. Considere o vetor normal ao plano que contém a espira e α o ânguloque o vetor indução magnética forma com.

· Define-se fluxo magnético pela letra Φ (fi), como sendo o produto entre o vetor indução magnética, a área S da espira e o cosseno do ângulo α formado entre e , ou seja:

· Observe que o fluxo magnético Φ pode ser considerado como a grandeza física que mede o número de linhas de indução que atravessam a superfície de uma espira e que o fluxo serámáximo quando α=0o (número de linhas de indução que atravessam a

espira é máximo - I) e será nulo quando α=90o (nenhuma linha de indução atravessa a espira - II).

Indução eletromagnética
· O fenômeno da indução eletromagnética foi descoberto por Faraday em 1831, quando observou que um campo magnético pode induzir um campo elétrico, ou seja, demonstrou que, aproximando e afastando um imã de umaespira de fio condutor conectada a um galvanômetro (dispositivo que indica pequenas correntes), durante o movimento do imã o galvanômetro detectava o aparecimento de uma corrente elétrica no fio, e quando o imã parava, essa corrente elétrica cessava.
· A partir do fenômeno da indução eletromagnética foram construídos geradores de energia elétrica através das usinas hidrelétricas, termoelétricasou nucleares que giram turbinas as quais movem gigantescos imãs e bobinas.

· O fenômeno da indução eletromagnética, considere uma única espira e um imã permanente. Quando você aproxima o imã da espira, o número de linhas de indução do imã que penetram na espira (fluxo magnético) aumenta, fazendo surgir na espira uma corrente elétrica induzidanum determinado sentido.
· Quando afasta o imã da espira, o número de linhas de indução do imã (fluxo magnético) que penetram na espira diminui, fazendo surgir na espira uma corrente elétrica induzida com sentido oposto ao anterior.

Com o imã imóvel, o número de linhas de indução que penetram na espira (fluxo magnético) não muda, não existindo corrente elétrica induzida.


Motores e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisica
  • Física
  • Fisica
  • fisica
  • Fisica
  • Fisica
  • fisica
  • Física

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!