fisica no parque de divresão

1738 palavras 7 páginas
FÍSICA NO PARQUE DE DIVERSÕES !!
A física está presente em todo nosso cotidiano...
Desde o simples balanço,à montanha russa,tudo é FÍSICA EM AÇÃO.
Conceitos tais como força,energia potencia,energia mecânica,campo elétrico,campo magnético,etc...,estão presentes no nosso dia a dia.Como não podia deixar de ser,também estão lá nos Parques de Diversão.
Exemplo: A montanha russa.

As montanhas russas são movidas quase inteiramente pelas forças inerciais,gravitacionais e centrípetas,colocadas a serviço de um passeio incrível.
Os parques de diversões estão constantemente apostando em montanhas russas mais rápidas e complexas, mas o princípio fundamental permanece o mesmo. À primeira vista, uma montanha russa é parecida com um trem de passageiros: ela consiste em uma série de vagões conectados que se movem sobre trilhos. Mas,ao contrário de um trem de passageiro, ela não possui motor ou fonte de energia própria. Na maioria dos percursos, a montanha russa é movida apenas palas forças de inércia e da gravidade. A única aplicação de energia ocorre bem no início da viagem,quando o trem é puxado para cima da primeira colina(chamado de colina de elevação). O propósito dessa ascensão inicial é propiciar um certo acúmulo de energia potencial. O conceito de energia potencial,geralmente chamada de energia de posição, é bem simples: à medida que o vagão sobe,aumenta a distância em que a força da gravidade irá puxá-lo para baixo. Você pode experimentar esse efeito a todo momento.Imagine-se dirigindo um carro,andando de bicicleta ou descendo uma colina de trenó. A energia potencial que você acumula subindo a colina pode ser convertida em energia cinética, a energia de movimento que o leva a morro abaixo. A energia cinética tem tudo a ver com montanhas russas. Convertendo energia como vimos acima, a colina de elevação em uma montanha russa serve para acumular energia potencial. Quando você começa a descer a primeira

Relacionados