Fisica na antiguidade

Páginas: 11 (2555 palavras) Publicado: 28 de outubro de 2013

INSTITUTO ITAPETININGANO DE ENSINO SUPERIOR






FÍSICA NA ANTIGUIDADE










ITAPETININGA/ 2013
INSTITUTO ITAPETININGANO DE ENSINO SUPERIOR








FÍSICA NA ANTIGUIDADE








ITAPETININGA
2013
INSTITUTO ITAPETININGANO DE ENSINO SUPERIOR





Trabalho apresentado ao Instituto Itapetiningano de Ensino Superior, como aprendizagem paraobtenção de nota para NP2.
Professor: Fábio Tozo







ITAPETININGA
2013

Conteúdo



















1-Introdução
A física por muitas vezes é vista como algo distante, de difícil compreensão. Na verdade, a física é a matéria que mais se aproxima do mundo, mas na verdade elas são uma tradução das interações que percebemos no nosso universo. Há algumas leis básicas queexplicam muitos dos fenômenos relacionados à velocidade, dentre elas, está presente a Lei da Ação e Reação, que diz: "A toda ação há sempre uma reação oposta e de igual intensidade, ou, as ações mútuas de dois corpos um sobre o outro são sempre iguais e dirigidas a partes opostas". É disso que se trata a física, explicar o mundo através de conceitos que nem sempre são simples, mas sempre são lógicos.2- FundamentaçãoTeórica
A Física tem como parte de estudo o universo, sua evolução, suas modificações e as interações que nele ocorrem. No final do século XIX a Física apresentou três grandes campos de estudoque são: a mecânica e a gravitação elaboradas por Newton; a termodinâmica, elaborada por autores como Carnot, Joule, Mayer, Kelvin, Clausius e outros;oeletromagnetismo, síntese elaborada por Maxwell a partir de trabalhados elaboradospor Ampére e Faraday.
A mecânica centra-se nas leis do movimento dos corpos materiais, suadescrição e suas causas. A partir desses estudos, o universo passou a serilustrado a partir de entidades como o espaço e o tempo, e as causas dosmovimentos explicados pela ação das forças.
Os conceitos de massa, espaço e tempo sefizeram presentes desde que oshomens iniciaram seu contato com a natureza, mas foi Newton que elaborou aprimeira compreensão científica.
A Física newtoniana protege em ideias mecanicistas e deterministas do mundo e sustenta-se na idéia de que se conhecêssemos a posição inicial, momento um da partícula e sua massa, todo seu futuro poderia ser determinado.
A termodinâmica aconteceu a partir dos estudosdos fenômenos térmicos esua axiomatização. O Princípio da Conservação da Energia expressa na primeira lei datermodinâmica por meio da energia interna de um sistema. Entretanto a irreversibilidade dos fenômenos automáticos exigia a formulação de outra lei, poisaparentemente existia uma infração da primeira lei: não era possível atransformação integral de calor em trabalho; levando a formulação dasegunda lei datermodinâmica e à construção do conceito de entropia.
O eletromagnetismo surgiu a partir dos estudos dos fenômenos elétricos emagnéticos. Sua elaboração deveu-se aos estudos de diversos cientistas, entreeles Ampére, Faraday e Lenz. Os resultados desses estudos admitiram a Maxwellsistematizar as quatro leis do eletromagnetismo.
Assim, a definição dos fenômenos eletromagnéticospassava pelos conceitosbásicos de carga e campo.
3-Desenvolvimento:
Podemos observar, sobre a Historia da Física na antiguidade que seu inicio deu-se aparentemente desde o século V (A.C.) de onde surgiramos primeiros estudos e hipóteses que deram inicio às diversas outras seqüências de teorias, algumas com maior importância do que outras. Desde essa suposta época o homem busca compreender a razão dosacontecimentos das coisas,e tenta explicar diversos fenômenos naturais.
A partir do momento em que a humanidade começou a ver e analisar tais fenômenos naturais de modo racional, aos poucos se abandonou as explicações místicas ou divinas. As primeiras tentativas racionais de explicação da Natureza vieram com os indianos e com os gregos antigos, antes disso, fenômenos naturais e suas...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A fisica na antiguidade
  • História da educação física na antiguidade
  • Educação física antiguidade
  • Educação Física na Antiguidade
  • Filosofos Gregos da Antiguidade e a Física
  • Atividade Físicas na Antiguidade
  • Educação Física na Antiguidade
  • Educação Física na Antiguidade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!