fisica_experimental_trab_9_lentes

949 palavras 4 páginas
Experiência 9 –
Lentes

Data da Realização: 01/06/2015

Nome dos Alunos que realizaram a experiência:

Introdução

LENTES
É um dos componentes ópticos mais utilizados para a formação de imagens em diversos sistemas ópticos. Por exemplo, elas são bastante utilizadas em maquinas fotográficas, filmadoras, telescópios e principalmente na correção visual das pessoas.
De forma parecida com a dos espelhos, as lentes têm por finalidade modificar os raios de luz que nelas incidem. Elas mudam a trajetória dos raios por meio da refração.
As lentes são classificadas como:
Lentes convergentes Lentes divergentes
Elementos de uma lente:
Centro ótico Eixo principal
Foco principal Eixo secundário Raios de curvatura
Centros de curvatura
Tipos de imagem:
Imagens reais
Imagens virtuais
Imagens diretas Imagens invertidas

Representações para cada tipo de lente:

LENTES CONVERGENTES
As lentes Convergentes ou Convexas têm uma curvatura para o exterior tal como mostrado na figura e, como o nome indica, fazem convergir (aproximar) os raios de luz.

LENTES DIVERGENTES
As lentes Divergentes ou Côncavas apresentam uma concavidade tal como mostrado na figura e, como o nome indica, fazem divergir (afastar) os raios de luz.

1. Objetivo

O objetivo da experiência foi conceituar uma lente, selecionar uma lente como divergente e convergente, determinar a partir de uma lente esférica, as cotas de identificação dos elementos centro óptico, vértice, eixo óptico, raio de curvatura e convergência da lente, identificar os três raios incidentes principais, descrever a trajetória dos raios refratados emergentes (quando os raios incidentes forem os principais) e por ultimo identificar e utilizar os três raios principais na obtenção de imagens.

2. Material Utilizado

Os materiais utilizados foram:

- 01 banco óptico plano;
- 01 perfil dióptrico em forma de meio círculo;
- 01 perfil dióptrico biconvexo;
- 01 perfil dióptrico bicôncavo;
- 01 perfil dióptrico plano-côncavo;
- 01

Relacionados