Fisica Esperimental II Pendulo Simples

583 palavras 3 páginas
FUNDAÇÃO EDSON QUEIROZ
UNIVERSIDADE DE FORTALEZA
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
CURSO: ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

Física Experimental II

Lucas Lessa Moreira

Fortaleza
2014
SUMARIO

1. Fundamentos Teóricos
04
2. Procedimento Experimental
05
3. Conclusão
06
4. Bibliografia
07

5. FUNDAMENTOS TEÓRICOS

Nesta parte do relatório desenvolve-se a teoria necessária à obtenção e compreensão dos resultados obtidos nos experimentos realizados. Primeiramente é feita uma abordagem sobre o movimento de rotação de um corpo, mostrando a energia envolvida nesse movimento. Por fim, descreve-se propriamente o que vem a ser momento de inércia e a sua obtenção.
Momento de Inércia é um nome dado a inércia rotacional, ou seja, a uma rotação análoga a massa para um movimento linear. Esta grandeza aparece numa dinâmica para corpos em movimento rotacional, que deve ser especificado com respeito aos eixos de rotação. Para um centro de massa, o momento de inércia é apenas a massa elevada ao quadrado de uma distância perpendicular ao eixo de rotação, I = mr2. Esta relação com o centro de massa é a base para todos outros momentos de inércia.
O movimento de rotação de um objeto (inicialmente em repouso) em torno de um determinado eixo ocorre quando uma força é aplicada num ponto do objeto, de tal forma que o momento da força em relação ao eixo de rotação é não nulo. Se uma força F for aplicada num ponto P de um corpo, o momento dessa força calculado relativamente a um ponto O é dado pelo produto vetorial.

6. PROCEDIMENTO EXPERIMENTAL

O equipamento utilizado na experiência foi usado duas barras, uma barra com peso X no centro da barra e outra barra com peso X na extremidades da barra, montado com rolamentos em um eixo horizontal. Vimos que a Barra que roda mais rápida é a que o Peso X se

Relacionados

  • Investigação cientifica
    28305 palavras | 114 páginas