fisica eexperimento mru mruv 2 lei de newton

4274 palavras 18 páginas
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ

ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
FÍSICA LABORATORIAL 1

PROF.: Vagner Rigo

ALUNA:
Luana de Souza Gonçalves - 1081128

CORNÉLIO PROCÓPIO
19/11/2013

1. Título do experimento
Estudo de Movimento Retilíneo Uniforme (MRU).
2. Objetivo
Estudar o movimento uniforme qualitativa e quantitativamente;
Aprender as noções de espaço/variação de espaço, tempo/intervalo de tempo e velocidade, realizando medidas dessas grandezas físicas;
Construir e interpretar os gráficos x=f(t) e v=f(t) do movimento uniforme, a partir dos dados experimentais obtidos;
Estabelecer a equação do movimento uniforme.
3. Introdução teórica
Todo movimento é relativo, basta adotar seu referencial para analisar o movimento em questão. Existem vários tipos de movimento, entretanto, o movimento em estudo é o Movimento Retilíneo Uniforme (MRU), que tem como característica a aceleração nula, ou seja, não possui variação de velocidade, o corpo ou ponto material se desloca distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. Uma vez que não se tem aceleração, sobre qualquer corpo ou ponto material em MRU a resultante das forças aplicadas é nula. De acordo com o Princípio Fundamental da Inércia (1ª Lei de Newton), em que um corpo tende a permanecer em seu estado original de movimento até que uma força resultante atue sobre ele, em suma, todo corpo que se encontra em movimento retilíneo uniforme está ausente de uma força resultante. Uma das características dele é que sua velocidade em qualquer instante é igual à velocidade média e sua direção e sentido sempre serão os mesmos.
4. Materiais utilizados
Os materiais utilizados no experimento foram:
Trilho de ar: um trilho de alumínio com perfuração ao longo da sua extensão para a passagem do fluxo de ar. Tem a função de sustentar o carro deslizante ao longo da trajetória do movimento.
Carrinho deslizante: corpo metálico utilizado para o experimento, o qual desliza

Relacionados