fisica aplicada

Páginas: 2 (397 palavras) Publicado: 14 de outubro de 2013
1 Empregou-se uma centrífuga do tipo angular modelo de quatro braços de 20 cm para a separação de um precipitado coloidal. O protocolo da separação pede para que seja aplicada uma força centrípetarelativa de 12000g para que se garanta a separação completa. Sendo a amostra separada em um tubo de 12 cm de altura por 2 cm de diâmetro, ao calcular-se a rotação a ser ajustada no aparelho, o valorserá:
2 Um novo material para embalagem foi submetido a teste de transferência de calor tendo sua temperatura aumentada em 8°C ao receber a quantidade de calor (Q) equivalente a 3500 cal. Caso estematerial seja submetido a um processo térmico de esterilização onde a temperatura varia de 25°C para 95°C, qual será a quantidade de calor (Q) que este material será capaz de receber?
3 A lei dePoiseuille foi estipulada como forma de explicar e prever a capacidade filtrante de um sistema. Sendo a equação que representa a lei:

Onde V é o débito ou capacidade filtrante (L.h-1), N é o número deporos, dP é a pressão aplicada, r é o raio do poro, L é resistência do filtro e h é a viscosidade do fluido, podemos dizer que:
4 Um laboratório sempre efetuou a centrifugação com rotação de 8000 RPMpara separação de amostras em uma centrífuga basculante contendo 4 braços de 10 cm para encaixe de tubos de 15 cm de profundidade por 4 cm de diâmetro. Calcule a rotação que deve ser
empregada aoutilizar uma nova centrífuga, desta vez angular, disponível no laboratório para que tenhamos uma sedimentação completa em um tubo de 30 cm de profundidade e 5 cm de diâmetro sendo ela de 8 braços de 20cm cada.
5 Encontrar soluções que permitam uma maior filtrabilidade do material que se deseja separar é uma tarefa por vezes complexa, mas necessária para que se reduza o custo do processo deseparação através do aumento da vida útil de um sistema filtrante. Ao se levar a questão para processos industriais, o problema se torna ainda mais dramático, pois o entupimento rápido do meio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisica aplicada
  • fisica aplicada
  • Fisica aplicada
  • Física aplicada
  • fisica aplicada
  • fisica aplicada
  • Fisica aplicada
  • Fisica aplicada

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!