Fisica 2

Páginas: 9 (2226 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013

Movimento uniformemente variado - M.U.V




Exercícios

1. Entre 0 e 3s, a velocidade de um helicóptero em MUV varia de 4 m/s para 21 m/s. Qual a sua aceleração?
2. Um rapaz estava dirigindo uma motocicleta a uma velocidade de 20 m/s quando acionou os freios e parou em 4s. Determine a aceleração imprimida pelos freios à motocicleta.

FUNÇÃOHORÁRIA DA VELOCIDADE DO M.U. V.

3. Um carro em movimento adquire velocidade que obedece à expressão v =10 - 2 t (no SI). Pede-se: a) a velocidade inicial; b) a aceleração; c) a velocidade no instante 6s. d) classifique o movimento no instante 6s.
4. Um automóvel em movimento retilíneo adquire velocidade que obedece à função v =15 - 3 t (no SI). Determine: a) a velocidade inicial; b) a aceleração;c) a velocidade no instante 4s. d) classifique o movimento no instante 4s.

5. A tabela nos dá os valores da velocidade escalar instantânea de um ponto material em função do tempo.
t(s)
0
1
2
3
4
5
6
v (m/s)
1
4
7
10
13
16
19
Pede-se:
a) a velocidade inicial; b) a aceleração; c) a função horária da velocidade do ponto material d) a velocidade no instante 10s. d)classifique o movimento no instante 10s.
Pede-se:
a) a velocidade inicial; b) a aceleração; c) a função horária da velocidade do ponto material d) classifique o movimento.

FUNÇÃO HORÁRIA DAS POSIÇÕES DO M.U. V.

Exercícios

7. Um móvel descreve um MUV numa trajetória retilínea e sua posição varia no tempo de acordo com a expressão: s = 9 + 3 t - 2t2. (SI).
Determine:
a) posição inicial, avelocidade inicial e a aceleração.
b) posição do móvel no instante t = 5 s.
c) função horária da velocidade do móvel.
d) a velocidade no instante 10s.
e) classifique o movimento no instante 10s.

8. Dado movimento cuja função horária é: s = 13 - 2 t + 4t2. (SI)
Determine:
a) a posição inicial, a velocidade inicial e a aceleração.
b) posição do móvel no instante t = 3 s.
c) funçãohorária da velocidade do móvel.
d) a velocidade no instante 5s.
e) classifique o movimento no instante 5s.


EQUAÇÃO DE TORRICELLI

v2 = vo2 + 2.a.s


Exercícios
9. Um automóvel possui num certo instante velocidade de 10 m/s. A partir desse instante o motorista imprime ao veículo uma aceleração de 3 m/s2. Qual a velocidade que o automóvel adquire após percorrer 50 m?
10. Umautomóvel parte do repouso e percorre 256 m de uma rodovia com uma aceleração igual a 8 m/se. Determine sua velocidade no final do percurso.
11. Um veículo tem velocidade inicial de 4 m/s, variando uniformemente para 10 m/s após um percurso de 7 m. Determine a aceleração do veículo.
12. A velocidade de um corpo em MUV varia de 6 m/s a 9 m/s, num trajeto de 3 m. Calcule a aceleração do corpo.
13.Um carro de corrida inicialmente em repouso é sujeito a aceleração de 5 m/s2. Determine a distância percorrida pelo carro até atingir a velocidade de 10 m/s.
14. Um trem trafega com velocidade de 15 m/s. Em determinado instante, os freios produzem um retardamento de -1,5 m/s2. Quantos metros o trem percorre durante a frenagem, até parar?

15Ao pousar, um avião toca a pista de aterrissagem comuma velocidade de 70 m/s. Suponha que seu movimento, a partir desse instante, seja retilíneo uniformemente retardado, com aceleração a = - 5 m/s2. Qual será a velocidade do avião 10 s após ele tocar o solo?
16. Um carro, com movimento retilíneo uniformemente acelerado, de aceleração a = 1,5 m/s2, partiu do repouso. Qual a distância que o carro percorre em 4 s ?
17. Uma moto com velocidade inicialde 20 m/s freia com aceleração igual a -2 m/s2. Escreva a função horária da velocidade para esta moto.
18. Entre 0 e 3s, a velocidade de um helicóptero em MUV varia de 4 m/s para 21 m/s. Qual a sua aceleração?
19. Durante as experiências no laboratório, um grupo de alunos verificou que, entre os instantes 2s e 10s, a velocidade de um carrinho varia de 3 m/s a 19 m/s. Calcule o valor da...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisica 2
  • Física 2
  • fisica 2
  • fisica 2
  • Fisica 2
  • FISICA 2
  • fisica 2
  • fisica 2

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!