fisica 1

Páginas: 7 (1552 palavras) Publicado: 27 de novembro de 2014
Vasos Comunicantes

Quando dois líquidos que não se misturam (imiscíveis) são colocados num mesmo recipiente, eles se dispõem de modo que o líquido de maior densidade ocupe a parte de baixo e o de menor densidade a parte de cima (Figura 1). A superfície de separação entre eles é horizontal.



Por exemplo, se o óleo e a água forem colocados com cuidado num recipiente, o óleo fica na partesuperior porque é menos denso que a água, que permanece na parte inferior.
Caso os líquidos imiscíveis sejam colocados num sistema constituídos por vasos comunicantes, como um tubo em U (Figura 2), eles se dispõem de modo que as alturas das colunas líquidas, medidas a partir da superfície de separação, sejam proporcionais às respectivas densidades.

Na Figura 2, sendo d1 a densidade do líquidomenos denso, d2 a densidade do líquido mais denso, h1 e h2 as respectivas alturas das colunas, obtemos:
assim: d1h1 = d2h2







Densidade

. A densidade de um corpo (no caso liquido), pode ser definida como uma grandeza da física que fornece a quantidade de massa (matéria), de que esta concentrada num determinado volume.
Chamada de M a quantidade de massa contida em certo volume V, aexpressão matemática da densidade é: . Onde: d=Densidade (kg/m³) ; m=Massa ;(kg) ; V=Volume (m³)
. A densidade serve para demonstrar o quanto uma substância de determinado corpo é compacta. Quando a densidade é alta, significa que o corpo possui muita massa em pouco volume, e a densidade baixa é quando os corpos possuem pouca massa em grande volume.
A unidade de densidade é g/cm³.

. Quando ovolume de certa substancia é homogêneo, a densidade (d=m/v) do corpo coincide com a massa específica e para diferencia-las considere um corpo oco onde a densidade leva em conto o volume total e a massa específica apenas a parte que contem a substancia.
Assim, podemos também definir massa específica(densidade absoluta) de uma substância como sendo a razão entre a massa (m) de uma porção compactae homogênea dessa substância e o volume (V) ocupado por ela. Dessa forma, matematicamente podemos escrever massa específica da seguinte maneira:

Na expressão acima, m é a massa da porção de substância e V é o volume ocupado pela porção da substância. No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de massa específica é o kg/m3, porém podemos utilizar as unidades g/cm3, kg/L ou g/mL.
NoSistema Internacional de Unidades (SI) a unidade de densidade é o quilograma por metro cúbico (kg/m3), mas são usados também o grama por centímetro cúbico (g/cm3) e o quilograma por litro (kg/L). Relações:
1g=10-3kg  ---  1cm3=10-6m3   ---  1g/cm3=103kg/m3   ---  1g/cm3=10-3kg/10-3L  --- 1gcm3=1 kg/L ; Regra prática:

Pressão

A grandeza física determinada pelo resultado da divisão entreuma força aplicada e a área de ação dessa força.
Ou seja : Pressão (Pascal => Pa) = Força/Area
A unidade de medida da pressão é o pascal (pa), mas também usa-se muito a atmosfera (atm) e o milímetro de mercúrio (mmHg).
1atm = 1.105 pa = 760mmHg
Pressão é um dos conceitos mais importantes para desenvolver o estudo da hidrostática. Para entender o que é pressão, tomemos como exemplo uma caixa depeso igual a 20N sobre uma mesa de área de 5m2. Essa caixa, como sabemos, exerce uma determinada força sobre a mesa, e às vezes há necessidade de saber qual a força que cada área está suportando. Para isso fazemos a razão entre a força que o bloco exerce sobre a mesa e a área da mesa que está suportando o mesmo. 

20N/ 5m2 = 4N/m2 

Isso quer dizer que cada m2 da mesa está sendo comprimidocom uma força de 4N. Pressão é isso, a razão da força pela área, e pode ser enunciada da seguinte forma: 

Se uma força F comprime uma superfície, estando distribuída sobre uma área A, a pressão p, exercida pela força sobre essa superfície, é, por definição:

Pressão é uma grandeza escalar e a sua unidade no Sistema Internacional de Unidades (SI) é o Pa, em homenagem a Blaise Pascal. A unidade...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fisica 1
  • Física 1
  • fisica 1
  • Fisica 1
  • Fisica 1
  • FISICA 1
  • fisica 1
  • fisica 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!