fisica - 1 e 2 anos

Páginas: 14 (3328 palavras) Publicado: 10 de dezembro de 2014


1ª LEI DE NEWTON – INÉRCIA

Todo corpo permanece em seu estado de repouso, ou de movimento uniforme em linha reta, a menos que seja obrigado a mudar de estado por forças nele aplicadas. Ex: uma família viaja em um automóvel em movimento retilíneo e uniforme, em relação à Terra, e por algum motivo o motorista freia bruscamente, todos que estão no carro são atirados para frente em relação aocarro. Isso ocorre em virtude da inércia, isto é, da tendência que todos têm em manter a velocidade constante com que o carro vinha trafegando em relação à Terra.
Em resumo, na ausência de forças:
 Um corpo ou objeto parado, em razão de sua inércia, tende a permanecer em repouso;
 Uma vez iniciado o movimento, a tendência do corpo é permanecer em movimento retilíneo e uniforme.


2ª LEI DENEWTON – CORPOS ACELERADOS

A 2ª Lei de Newton diz respeito ao movimento acelerado dos corpos. Para que um corpo altere o módulo, a direção ou o sentido de sua velocidade é necessária a ação de força. A força resultante que atua sobre um corpo é proporcional ao produto da massa pela aceleração por ele adquirida. De acordo com essa Lei, para que se mude o estado de movimento de um objeto, énecessário exercer uma força sobre ele que dependerá da massa que ele possui. A aceleração, que é definida como a variação da velocidade com o tempo, terá o mesmo sentido da força aplicada.

Fórmula: Fr = m . a

Onde:
Fr = força resultante
m = massa
a = aceleração

PESO E GRAVIDADE

A partir da Segunda Lei de Newton, também chegamos à outra importante definição na física, o Peso. A Forçapeso corresponde à atração exercida por um planeta sobre um corpo em sua superfície. Ela é calculada com a equação:
P = m . g
Sendo g a aceleração da gravidade local.





3ª LEI DE NEWTON – AÇÃO E REAÇÃO

As interações entre dois corpos podem ser de dois tipos: de contato ou de campo.
Uma interação por contato se dá quando empurramos um livro sobre a carteira. A troca de forças de dáporque tocamos o livro. Tal força é denominada de força de contato.
Quando a Terra exerce uma força sobre um objeto em queda, trazendo-o para a superfície, as forças de atração entre esses dois corpos existem independentemente de haver contato entre a Terra e o objeto. Por isso é denominada força de campo.
Seja de campo ou de contato,  uma força necessariamente determina a interação entre dois oumais corpos. A ideia de que na natureza nenhuma força existe isoladamente é expressa pela terceira Lei de Newton.
Toda força (ação) que surgir num corpo como resultado da interação com outro corpo faz surgir nesse outro uma força, chamada de reação, cuja intensidade e direção são as mesmas da ação, mas de sentido oposto.


TRABALHO E ENERGIA

Na Física, trabalho implica deslocar um corposobre o qual estão sendo aplicadas. Há trabalho quando é modificado o estado de movimento do corpo, ou seja, realizam trabalho as forças que conseguem tirar um corpo do repouso ou aquelas que variam a velocidade dos corpos em movimento.

Para calcular o trabalho de uma força é importante ressaltar que ele pode ser:

Trabalho de uma força constante e paralela ao deslocamento: é calculado quando setem a força sendo aplicada no mesmo sentido do deslocamento. Pode ser calculado da seguinte forma:

Como o ângulo entre a força e o deslocamente é zero faz com que o cosseno deste ângulo seja igual a 1, tornando a expressão equivalente à:

Onde D é o deslocamento sofrido pelo corpo.


Energia Potencial
Energia Potencial é a energia que pode ser armazenada em um sistema físico e tem acapacidade de ser transformada em energia cinética.
Conforme o corpo perde energia potencial ganha energia cinética ou vice-e-verso.
 
Energia Potencial Gravitacional
É a energia que corresponde ao trabalho que a força Peso realiza.
É obtido quando consideramos o deslocamento de um corpo na vertical, tendo como origem o nível de referência (solo, chão de uma sala, ...).

Enquanto o corpo cai...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Trabalho de física 2° ano
  • Fisica 2 ano
  • física 2 ano médio
  • Fisica 2 ano
  • trabalho de fisica 2 ano
  • Trabalho Física 2° ano
  • Exercicio 2 Ano Fisica
  • Revisão de física 2° ano

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!