fiscia energia electrica

1375 palavras 6 páginas
Introdução
Definição
A energia elétrica é uma das formas de energia mais utilizadas no mundo. Ela é gerada, principalmente, nas usinas hidrelétricas, usando o potencial energético da água. Porém ela pode ser produzida também em usinas eólicas, termoelétricas, solares, nucleares entre outras.A energia elétrica é baseada na produção de diferenças de potencial elétrico entre dois pontos. Estas diferenças possibilitam o estabelecimento de uma corrente elétrica entre estes dois pontos.A energia elétrica, para chegar ao consumidor final, depende de uma eficiente rede elétrica, composta por fios e torres de transmissão.
Desenvolvimento
Energia Eléctrica em Angola
A
energia eléctrica é um bem essencial que toda gente tem o direito a usufruir. Assume-se como um serviço que propicia o desenvolvimento de qualquer país, devido ao facto da indústria estar fortemente dependente dela e de contribuir para o melhoramento do bem-estar da população. Angola como qualquer outro país que prime pelo desenvolvimento, deverá suprimir todas as debilidades do seu sistema eléctrico. Isto porque, estudos mostram que, à medida que um país se vai desenvolvendo, o seu consumo energético tende a aumentar na mesma proporção. Para fazer face a essa situação, um estado deve ministrar um plano de acompanhamento que vise satisfazer as necessidades do país, tanto a nível industrial como a nível social. Com uma aposta forte neste serviço, consegue-se gerar grandes receitas para o estado, por este ser uma necessidade diária de qualquer cidadão. Feliz ou infelizmente, Angola aposta bastante nas suas riquezas naturais e acaba por esquecer outros tipos de serviços (facto estranho, pois na família presidencial existem pessoas formadas nesta área e mesmo os nossos empresários parece que ainda não abriram os olhos para esta realidade).
Quando a energia eléctrica produzida, num dado momento, não corresponde à demanda de consumo, acontecem situações indesejadas tais como os famosos apagões. Estes

Relacionados