fisaca

1050 palavras 5 páginas
O que determina o ponto de equilíbrio de um corpo é a localização do chamado centro de gravidade, ou por outras palavras o "ponto de aplicação" da força gravitacional (peso).
Centro de massa de um objecto - É uma posição definida matematicamente. Pode ser encontrada a partir da massa do objecto e da actuação de uma força externa resultante sobre ele. O centro de massa não é necessariamente o centro geométrico do objecto.
Centro de gravidade- É o ponto o qual devemos aplicar a força de forma a equilibrar a força da gravidade. Tomemos o caso de uma bandeja, se a quisermos equilibrar só com um dedo, e partindo do princípio que o seu centro de massa é no centro geométrico, centro de gravidade é exactamente o ponto onde devemos aplicar a força para a manter no ar sem que ela gire e caia.

Ao fazermos a análise do movimento de um conjunto de corpos ou do movimento de um objeto extenso (objeto que não pode ser considerado uma partícula) podemos verificar a existência de um ponto que tem um comportamento muito especial. Esse ponto é chamado de centro de massa e é bastante útil no estudo dos movimentos dos sistemas de corpos.

O experimento tem como objetivo básico ilustrar, de uma forma bem divertida, o centro de gravidade do corpo humano. Esse experimento não necessita de nenhum material a não ser o próprio corpo. É ideal que todos da sala de aula participem, com intuito de colocar os alunos em xeque quanto às noções de equilíbrio e centro de gravidade.

Algumas experiências

Quando estamos parados é fácil levantarmos os calcanhares. No entanto, fique de pé bem próximo à parede, e então tente levantar os calcanhares. Provavelmente verá que não é possível levantá-los.

Elevamos com facilidade nossa perna quando estamos soltos e em pé. Como parte do experimento, encoste o ombro em uma parede e tente levantar a perna mais afastada, mantendo a mesma posição inicial. Essa experiência, como a experiência anterior, mostra que o equilíbrio exige um certo

Relacionados

  • Fisaca
    2006 palavras | 9 páginas
  • Fisaca
    1962 palavras | 8 páginas
  • Leis de newton 1,2,3
    2796 palavras | 12 páginas