Fique por dentro

Páginas: 6 (1316 palavras) Publicado: 29 de abril de 2013
Assim como o diâmetro de um cano é função da quantidade de água que passa em seu interior, a bitola de um condutor depende da quantidade de elétrons que por ele circula (corrente elétrica). ✔Nunca aumente o valor do disjuntor ou do fusível sem trocar a fiação. Os geradores elétricos aplicam uma força (tensão elétrica) nos elétrons que existem dentro dos condutores, provocando um movimentoordenado dos mesmos (corrente elétrica).
Conforme visto, deve haver uma correspondência entre eles.
✔A menor bitola permitida por norma para circuitos de lâmpadas é de
Além disso, toda vez que circula corrente, o condutor se aquece, devido ao “atrito” dos elétrons em seu interior. No entanto, há um limite máximo de aquecimento suportado pelo fio ou cabo, acima do qual ele 1,5mm2 e para tomadas é de2,5mm2. Ao circular por uma lâmpada, uma resistência ou um motor, essa corrente provoca o funcionamento dos aparelhos.
✔Devem ser previstos circuitos separados para iluminação e tomadas.
✔Nunca inutilize o fio terra dos aparelhos. Ao contrário, instale um bom Há lâmpadas mais “fortes” e mais “fracas”, fato esse que está relacionado à potência elétrica das mesmas.
começa a se deteriorar.Nessas condições, os materiais isolantes se derretem, expondo o condutor de cobre, podendo provocar choques e sistema de aterramento na sua residência. A tabela 1 indica a potência típica de alguns aparelhos mais comuns.
causar incêndios. Para evitar que os condutores se aqueçam acima do permitido, devem ser instalados disjuntores ou fusíveis nos quadros de ✔Nunca utilize o fio neutro (cor azul) comofio terra.
Tabela 1
✔Mantenha o quadro de luz sempre limpo, ventilado
Eletrodoméstico Potência (watts)
luz. Esses dispositivos funcionam como uma espécie de “guarda-costas” dos cabos, desligando automaticamente a instalação sempre que a e desempedido, longe de botijões de gás. lâmpada incandescente 60 - 100
✔Evite a utilização dos
temperatura nos condutores começar a atingir valoresperigosos. chuveiro elétrico 5.000 - 6.500
chamados “benjamins” ou “Ts”, pois o uso indevido dos televisor 60 - 300
Dessa forma, o valor do disjuntor ou fusível (que é expresso sempre em ampères - A) deve ser compatível com a bitola do fio, sendo que ambos dependem da corrente elétrica que circula na instalação. Como a mesmos pode causar sobrecargas nas instalações. Para resolver o problema, instalemais tomadas, geladeira torneira elétrica 400 - 800 4.000 - 6.000
corrente é o resultado da potência dividida pela tensão, a tabela 2 indica a bitola do condutor e o valor do disjuntor em função desses parâmetros. microondas 800 - 1.500
respeitando o limite dos fios.
máquina de lavar roupas 600 - 2.000
✔Recorra sempre aos
serviços de um profissional qualificado. Se dividirmos a potência(medi- da em watts - W) pela tensão (medida em volts - V), obteremos a
✔Eletricistas credenciados
Tabela 2 pelo SENAI podem ser encontrados no site: corrente (medida em ampères - A). Assim, um chuveiro de 5500 W, ligado em 220 V, será percorrido por uma corrente de 5500 / 220 = 25 A.
Potência Bitola Disjuntor www.encontreseueletricista.com.br
Tipo de circuito Tensão (volts) máxima (watts) dofio (mm2) máximo (A) Consulte o site do Procobre para mais informações, publicações e cursos. Note que 5500 W é 55 vezes 100 W, significando que, toda vez que ligamos um chuveiro elétrico é o mesmo, em termos de potência, que ligarmos 55 lâmpadas de 100 W ao mesmo tempo!
iluminação 110 1.500 1,5 15
Apoio
tomadas 110 2.000 2,5 20 F IQUE POR DENTRO DAS A energia elétrica consumida por umdado aparelho é calculada pelo produto da potência (medida em kW, sendo 1 kW = 1000 W) pelo tempo de funcionamento (medido em horas).
tomadas 220 4.000 2,5 20 Av. Brigadeiro Faria Lima, 2128 - cj. 203 01451-903 - São Paulo - SP VICTORY 4514 04 / 04 INSTALAÇÕES ELÉTRICAS O chuveiro do exemplo anterior ligado 0,5 h por dia, durante 30 dias, consome: 5,5 kW x 0,5 h x 30 dias = 82,5...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Fique por dentro pirelli
  • fique
  • fique aonde está
  • Fique Com Alguem
  • fique ligado
  • A linguagem vem de dentro para fora ou de fora para dentro
  • Fique mais rico na aposentadoria
  • Fique atento a vidro quebrado

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!