Fiotografia

511 palavras 3 páginas
INTRODUÇÃO
Este trabalho trata de informações sobre técnicas de massagens para idosos. Com o avançar da idade existem certas mudanças inevitáveis no organismo humano, às causas e as consequências destas mudanças e muitos de nós observamos com atenção o evoluir de vários sinais de envelhecimento. Variados e de grau diferente em intensidade os muitos problemas musculoesqueléticos relacionados com o envelhecimento, podem ser, desde as dores e afecções artríticas de pouca gravidade, a osteoporose e fraturas.

Muitas destas mudanças estão associadas ao Sistema Hormonal. Nas mulheres a maior alteração hormonal ocorre com a menopausa, entre os 45 e os 55 anos. Nos homens ocorre igualmente uma descida nos níveis hormonais masculinas, mas de forma mais gradual. De tal modo gradual que os valores médios densitometria óssea indicam á década dos 80 anos para o aparecimento de osteoporose na maioria dos homens.

É perfeitamente obvio que os erros da juventude, sobretudo aqueles que relacionados com estilo de vida, quando afastado das regras mais elementares de conservação de saúde (consumo excesso de álcool, drogas, carnes vermelhas, stress exagerado, posturas inadequadas) irão ditar o grau de envelhecimento e, pior ainda, dos níveis de envelhecimento precoce.

Nos idosos temos de ter presentes dois fatores, um diz respeito ás perdas das funções físicas e/ou psíquicas, que decorrem do processo biológico de envelhecimento. O outro está relacionado com as alterações orgânicas ou psíquicas acidentais, por vezes resultantes de herança genética.

1. MASSAGEM A massagem é uma técnica bastante difundida, mas ainda pouco usada pelas pessoas. Isto se deve a várias razões:
• Desconhecimento do que se pode obter com ela, sobretudo da sua importância para a saúde e para o bem estar quer físico quer psíquico.
• Aplicação de técnicas de massagem que por vezes não são as mais indicadas para a situação em

Relacionados